quinta-feira, 16 de maio de 2019

Oliveiras milenares de Beja: vendidas, ao desbarato, no OLX

Oliveiras milenares de Beja: vendidas, ao desbarato, no OLX
https://www.olx.pt/anuncio/oliveiras-centenrias-e-milenares-IDDlyMD.html?fbclid=IwAR10JFiQ_uKE_lFHlj2abfPerzTTDQZSorhAAViirzsVz5I5h8dkYZnN9yY


As milenares oliveiras do Alentejo: a lei não as protege, legaliza o seu arranque até para a implantação de novo olival, desde que devidamente autorizado. E, assim, uma a uma, muitas a muitas, são vendidas ao desbarato para dar luz e vida à ganância do Homem. Assim se vende uma região; assim  ficamos com um Portugal cada vez mais pequeno; um Portugal que já não é nosso e vende,  milímetro a milímetro, metro a metro, quilómetro a quilómetro, a identidade, a saúde, a dignidade, o ar, a água, a troco do cancro que mata o Alentejo.




A sede de um azeite que não nos dignifica leva a que, ao desbarato, se vendam no OLX séculos e milénios de história e de proteção do Alentejo. A desertificação, o cancro, o esgotamento dos recursos e a contaminação dos solos chega pelas mãos do Homem. No OLX, oliveiras centenárias e milenares, da região de Beja, são vendidas por 60€; no seu lugar, serão injetados químicos e morte.
Muito barata é a vida
Sem sorrisos
Guida Brito

3 comentários:

  1. E muito triste e horrível , que isto aconteça .

    ResponderEliminar
  2. Uma oliveira dessas leva no mínimo 40 anos a fazer

    ResponderEliminar
  3. Sra. Maria Fragoso, 40 anos? Bendito Solo !!!!
    Pode juntar mais 40 anos e não consegue atingir esse tamanho.

    ResponderEliminar