Ainda não percebi qual é o intuito de uma prova de aferição
e o que pretende aferir: se a incapacidade da criança; se a incapacidade do
professor; se o não quer saber dos pais.
Não há ponto sem nó e, cá para mim, a
coisa vai ficar negra para o lado dos professores: são incapazes de colocar na
cabeça das crianças aquilo que o seus 6/7 anos, ainda, limitam em maturidade. É
preciso ser consciente que as crianças não frequentam o ensino universitário: criam
as bases para que, um dia, o conhecimento seja sólido e usável.
O maior erro do nosso ensino: extensos
programas, de grau de dificuldade desfasado da faixa etária a que se dirigem.
Exigir o bolo antes de bater os ovos compromete o desenvolvimento, inibe
o gosto; desespera o professor e cria
ansiedade nos progenitores. Torna-nos, a todos, infelizes. Será isso que se pretende com as Provas de
Aferição? Pôr-nos loucos e provar que somos todos incapazes? Na aprendizagem,
não posso ocultar passos: todas as etapas são cruciais para um desenvolvimento
harmonioso e consolidado - fundamental na apreensão do saber que se segue.
Uma prova desta natureza, como a de Matemática que hoje foi
apresentada a crianças de tão tenra idade, só pode ter sido realizada por
alguém que, sentado na sua secretária, não tem experiência de ensino, não fez o seu trabalho ou foi mandado
para o não fazer.
Antes do grau de dificuldade que se apresenta às crianças a
nível matemático, há que ser conscientes da exigência a nível da leitura:
vocábulos de leitura complexa; exercícios
demasiado extensos; excesso de figuras num só exercício; demasiadas alíneas.
A
leitura é crucial para a compreensão; uma criança de 6/7 anos ainda não apresenta a
globalização da maioria das palavras, esquece o que leu anteriormente quando
esbarra na tentativa de decifração de uma palavra. Não, não vai reler, a extensão
é demasiado penosa para o fazer; aquilo dói e tem indicações para terminar o
seu trabalho: quer fazer tudo; quer a felicidade e satisfação dos adultos que o
acompanham. Regra geral, quando um exercício é extenso ou a linguagem utilizada
se situa fora do seu domínio, fixa a
última informação e com ela responde. Responde mal, perdeu informações
essenciais.
Nesta faixa etária, a criança ainda revela muitas
dificuldades em se orientar no espaço, o excesso de imagens, num só exercício, fá-la perder-se, desorienta-a e incapacita-a de relacionar as informações.
Quando chegamos à Matemática, a criança já tem negativa,
esbarrou na exigência desmedida de quem tem muitos anos e sabe escrever para adultos.
Ultimamente, é isso que sinto: adultos que elaboram exigências a crianças de 6 /7 anos, como se estas também o fossem. Esquecem que a aprendizagem se constrói como uma
casa: primeiro, tenho que criar condições no terreno para implantar os
alicerces, adaptados à realidade que quero.
Os profissionais que elaboraram esta indigna aberração,
esqueceram-se que, nesta idade, a criança não detém poder de abstração, não
consegue relacionar tantas informações, não detém maturidade para a realizar. Necessita da concretização para, um dia, numa idade que não a sua, aprender a abstrair-se.
Cá por mim, penso assim: as médias nacionais têm demonstrado
que a exigência é superior às capacidades da criança. O nosso maior problema é
o constante desrespeito pelos nossos alunos: mereciam um ensino adaptado ao que
o seu corpo pode dar - desenvolveriam o gosto, o querer, o brio e a satisfação
do saber fazer.
Lanço-vos o desafio: resolver o que hoje foi exigido às
crianças de 6/7 anos. Sei que muitos vão errar.
Artigo aconselhado:
Artigo aconselhado:
Prova de Aferição do 2º ano: exercício errado passa despercebido aos especialistas e à população portuguesa
Professor: o ópio do povo
Sem sorrisos
Guida Brito
Sem dúvida! Palavras de uma professora no terreno! Parabéns Guida!
ResponderEliminarNo 2º ano os alunos estiveram a finalizar a etapa de aprender a ler e a escrever, mas nem todos, porque como é referido " cada aluno trabalha a seu ritmo" e alguém prepara exercícios como estes! É impensável...
ResponderEliminarcom esta prova , devem estar a procura dos gênios , dos super dotados :( muito obrigada a professora do meu filho , por tudo o que ele vem aprendendo e pelo nível de ensino da escola dele , mas por favor mais respeito para com os professores e com as nossas crianças , esta prova é um absurdo !
ResponderEliminarQual génios!
EliminarQuem fez a pergunta não tem as ideias claras!
Lamento profundamente pois para alguns alunos tudo bem, mas para muitos é completamente desmoralizante. A linguagem não é apropriada mas infelizmente isto só piora à medida que o percurso escolar avança. Devemos seriamente pensar em fazer algo. É toda uma geração que estão a marcar negativamente
ResponderEliminarCrianças de 6/7 anos a ler este palavreado e com a complexidade de exercícios e imagens em excesso, realmente deve ter sido feito mas para o ano errado ou por pessoas que não estão no activo! Mas erra também quem deu o aval para dar seguimento a esta prova!
ResponderEliminarNão são para crianças de 6/7 anos (6/7 anos é 1º ano) ... são para crianças de 7/8 e algumas 9 anos já... a não ser que alguns pais tenham empurrado uma criança de 6 anos para o 2ºano. não achei um absurdo, nem aberração... não subestimem vossos filhos. Aberração é ideologia de género!
ResponderEliminar5/6 anos é primeiro ano; 6/7 anos é segundo ano; No 2º ano não existem crianças com 9 anos.
EliminarCrianças que fazem anos em agosto ou setembro, acabam o 2º ano com sete anos. Acho a prova demasiado dificil também. Uma verdadeira aberração.
EliminarA minha filha está no 2ano e tem 8 anos. Tem colegas de 7 (a fazer 8 este ano) e de 9. Está correto que é 7/8 e não 6/7.... mas está num escola pública.
EliminarNão concordo com estes exames porque não é claro aquilo que se pretende. Não há informação sobre os resultados nem o seu impacto. Mas ninguém faz nada....
O normal é entrar com 6, logo essas contas estão mal feitas... O normal é terminar o 2 ano com 7 e 8 anos.
EliminarHahahah no segundo ano com nove anos! Foi a melhor que li nos últimos dias! O ser repetente que está com nove anos no segundo anos garantidamente não faz esta prova! Esse sofre mesmo negligência ao que lhe ensinam! Ou terá algum grave problema que não lhe permita aprender, o que é a única coisa aceitável!
EliminarExcelente texto. Não podia estar mais de acordo. E o que mais me custa ver no nosso povo Português, é que vão para a rua fazer marchas para o orgulho gay... e ninguém sai sai a rua para marchar pelos direitos das Crianças, educação, saúde!
ResponderEliminarSão assuntos completamente diferentes, de dimensões totalmente diferentes.
EliminarSónia, fica a vontade para marchar pelo que bem entender, como direito das criança, educação e saúde.
EliminarCada um milita pelo que considera importante pra si.
Resolvi facilmente toda a prova. E o que é pedido, não parece difícil para o 2°ano. No entanto, concordo que a linguagem e excesso de informação não são adequados ao 2°ano... Para muitas crianças deve ser frustrante falhar por não compreenderem o enunciado, mas quem elaborou parece estar a querer "provar" que os professores não estão a fazer um bom trabalho (claro que é errado, uma vez que a prova não se adequa às idades).
ResponderEliminarE a Sara consegui o ter 100%, ou somente satifaz? Já tentou resolver uma prova para adultos? Sei lá ... tipo para homens e mulheres de 16 ou 17 anos?
Eliminarhttps://navegantes-de-ideias.blogspot.com/2019/06/prova-de-afericao-do-2-ano-exercicio.html
EliminarÉ necessária exigência, caso contrário os alunos vão aprender desde muito cedo o valor do facilitismo.
ResponderEliminarO que eu acho recomendável é que a prova de aferição siga uma estrutura de dificuldade ou seja:
1º exercício - Fácil
2º exercício - Médio
3º exercício - Difícil
Aí é que está o engodo! Não existe exigência! A partir de agora quase todos os alunos transitarão, só em casos muito graves não acontecerá. O objetivo da prova é mostrar uma exigência que além de ridícula é inexistente nas avaliações . E podemos agradecer às novas leis!
EliminarA exigência é tanta que um dos exercícios, da prova, está errado: https://navegantes-de-ideias.blogspot.com/2019/06/prova-de-afericao-do-2-ano-exercicio.html
EliminarQuem decidiu que a resposta está errada deve perceber muito de quimica! Pois se é água salgada, parte-se do princípio que o sal está dissolvido. Caso contrário seria água com sal.
EliminarE a água salgada foi só mencionada para que a sua densidade fosse maior que a das batatas.
Logo, a resposta está correta. Depende da densidade do líquido.
Isso mesmo Rui, a resposta à última está correcta.
EliminarParabéns ao que escreveu. Estou completamente de acordo. O meu filho anda no 2° ano e dá coisas que eu só dei no ciclo (5° ou 6° ano). Dão imensa matéria em pouco tempo. E não fazem na aula fichas com esta complexidade. Obrigada por ter compartilhado a prova.
ResponderEliminarParabéns pelo que escreveu. O meu filho anda no 2° ano e reparo que dão matérias que eu dei no 2° ciclo. Obrigada por ter compartilhado a prova.
ResponderEliminarEnquanto pai de uma criança que no ano passado fez a prova, não tenho nenhum interesse na continuidade da mesma em anos futuros. Não serviu para nada. Nem para a minha filha, nem para a profeasora, nem para a comunidade educativa, nem para os pais. São provas sem senso. E pelos vistos elaboradas sem bom senso. Os professores tentam apaziguar os pais indicando que se trata de um processo ordinário. No entanto afecta de tal modo toda a actividade escolar, de vários anos que de ordinário nada tem. Qual o ganho? Teria de haver benefício mensurável este processo, e se é para criar rankings de escolas..., não deveria ser à conta da instrumentalização dos nossos filhos
ResponderEliminaré de mim ou aquele exercício 15 ( caminho de casa ao mercado ) não tem uma resposta correta para escolha?
ResponderEliminaropção c
EliminarÉ a resposta C.
EliminarO exercício está errado: https://navegantes-de-ideias.blogspot.com/2019/06/prova-de-afericao-do-2-ano-exercicio.html
EliminarNão esquecer que se pode recorrer a desenhos, operações ou escrita. Trata-se de conhecimento prático usado no dia a dia... é uma prova de aferição, logo serve não para avaliar mas aferir os conhecimentos alcançados...
ResponderEliminarComo se responde a um exercício errado? https://navegantes-de-ideias.blogspot.com/2019/06/prova-de-afericao-do-2-ano-exercicio.html
EliminarÉ por estas coisas que por vezes penso se deveria ter ido para professora.
ResponderEliminarPara realizar esses exercícios, por muito que saibam, têm que ter maturidade suficiente para executá-los corretamente.
Considero uma aberração e já estou com medo do próximo ano, pois os meus alunos (na altura das provas a maior parte vão ter 7 e 8 anos) e o meu filho que nasceu a 19 de dezembro de 2012, ou seja, vai ter também 7 anos. Por muito que trabalhemos em casa e na escola, o poder de interpretação e de abstração só aparece mais tarde.
Só me pergunto, onde isto vai parar!!!???
Não consigo avaliar se é difícil ou não para o 2 ano de escolaridade, mas ao ver este artigo fui ver a prova do ano passado e os exercícios são semelhantes. Não sendo então novidade este conteúdo, será que esta prova foi assim tão descabida?!
ResponderEliminarQuando os alunos realizam a prova tem 7/8 anos (começam o 2º ano com 6/7, mas em Junho já tem 7/8), mas mesmo assim considero a prova completamente desadequada e estou de acordo com tudo o que escreveu.
ResponderEliminarVamos colocar as nossas crianças a jogar num estadio com 50 mil espectadores, contra a Juventos de CR7 e no final do jogo despedimos os treinadores porque a nossa equipa foi ineficaz.
ResponderEliminarParece ridículo mas na verdade é isto que esta prova faz as nossas crianças e respectivos professores.
Não sou professor portanto não faço ideia se é uma prova muito avançada ou pouco para o 2º ano, ou se enquadra na matéria, mas todos os exercícios apresentados são muito fáceis.
ResponderEliminarPara uma prova de aferição até me parecem interessantes pois baseiam-se muito em a criança ter um raciocínio do que apenas despejar o conceito X ou Y. Faz-me lembrar muito os exercícios das Olimpíadas da Matemática. Provavelmente a dificuldade está aí porque temos testes onde queremos é despejar conceitos memorizados em vez de pegar em pequenos conceitos e elaborar um pensamento lógico com base neles.
Sinceramente parece-me que era muito bom que todos conseguissem responder muito bem a estas perguntas. Era sinal que o nosso ensino de raciocínio e pensamento crítico estava bom.
Já agora, lembrem-se que cada pessoa responde consoante o seu nível de conhecimento, há aqui problemas q resolvidos por um matemático ia fazer aqui uma fórmula difícil mas uma criança simplesmente desenha e conta:
Eliminar- O 8 exige saber o que é o triplo, saber multiplicar e depois é só desenhar. Basta escrever o 18 no lado maior e fazer o desenho dos canteiros e contar no fim.
O 5 é complicado se for para encontrar a fórmula (nº figura * 2 + 1) mas parece-me perfeitamente viável, se houver tempo a criança simplesmente perceber que a Figura 20 tem 20 círculos brancos em baixo, desenhar a figura e contar. Mesmo sem fórmula a criança pode lá chegar pela lógica.
O 12 presumo que no programa esteja incluido saber um calendário, o número de dias dos meses e o que são datas de validade. Com isso são todos fáceis.
E por aí em diante.
Não sei que idade ou habilitações literárias tem o paulo. Também não me diz respeito. Mas se acha que a prova até é simples, é verdade! O problema é que é uma prova para crianças de 6/7 anos, em que, algumas delas ainda tem muita dificuldade em ler, por exemplo! Já agora, que me desculpe a ousadia, mas acho que a prova mais adequada para, seria de um nível diferente e nao, do 2 ano do 1 ciclo. Eu também não sou professor, mas sei que esta prova é completamente desajustada à realidade e aos seus destinatários ...
ResponderEliminarGostava de ver o cabeçalho da prova pois isto parece mais uma notícia falsa e incendiária. Pior mesmo é que funciona, já que ninguém põe em causa os catedráticos da web..
ResponderEliminarSe seguir o link, obtém a prova e o respetivo cabeçalho: http://iave.pt/images/arquivo_de_provas/2019/PA_26_Mat_EM/PA-Mat26-F1-2019_net.pdf
EliminarSe tiver tempo e disposição gostaria que a realizasse e mostrasse as respostas. Sabe que a maioria dos adultos erra a maior parte dos exercícios e a prova destina-se aos alunos do 2ºano do 1º ciclo? Fiz a experiência.
Fiz a prova em cerca de 10 minutos para 100%
EliminarMas isso já são os meus neurónios cozidos pela ciência de computadores… em fim. Eu nem consigo ter ideia do que será para crianças… talvez esta prova tenha sido elaborada por algum prof universitário… geralmente é complicado chegar ao nível das crianças…
Mas quando relembro o secundário eu vejo que de facto os exames de matemática são muito filosóficos! O nível de ensino é muito baixo, em outros países no equivalente ao secundário já se resolvem coisas muito mais avançadas que em Portugal. O problema não pode estar nos estudantes… não se pode dizer que nos outros países eles são mais inteligentes!
Rússia:
Muita trigonometria entre 13-14 anos.
Aos 17 já tem que saber calculo integral definido/indefinido incluindo Reimann e cálculo diferencial.
India:
No 12º ano de escolaridade sabem cálculo matricial, determinates, cálculo de geometria tridimensional, etc.
França:
Aos 15 anos começa-se com o cálculo e aos 17 são cobertos os integrais.
E por aí em diante. Mas que atraso! Na Rússia ninguém diz que a matemática é difícil. Eles até ficam a olhar perplexos e incrédulos quando o tuga diz que os estudantes portugueses dizem que a matemática é difícil!
Sempre detestei o ensino obrigatório Português, é uma palhaçada e extremamente desmotivante, sem nexo. Na universidade, felizmente, aí já é muito mais interessante.
Minha filha acabou 2° ano com 7.. E inicia 3° ano ainda com 7. So faz anos em Dezembro. E pelas palavras dela: "foi um pouco confusa mas consegui fazer tudo." Mas concordo a 100% que estas provas nao seriam para estas crianças, pois ate para mim achei confuso.
ResponderEliminarIsto parece-me perfeitamente normal. Talvez não se recordem como eram os testes há 40 ou 50 anos. Aí reside o problema, vai-se simplificando cada vez mais, qualquer dia ninguém sabe nada. Não é preciso andar muito, basta perguntar a qualquer aluno licenciado ou mestre quanto é 7 vezes 8. Mais de 95% não sabe a resposta. Enfim... É triste... Infelizmente é o que temos...
ResponderEliminarPercebo que crianças possam ter dificuldades, mas se um adulto não tira 100% nisto é só muito preocupante. Isto implica zero bases de conhecimento matemático é pura lógica que para um adulto deveria estar mais que interiorizada
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