sábado, 14 de setembro de 2019

BUTÃO-A visita de Portugueses no Séc.XVII



BUTÃO ou Reino do Dragão é um pequeno País na parte sul do Tibete. É um território que viveu fechado ao mundo exterior durante séculos.




Os habitantes sempre viveram felizes em comunhão com o que a Natureza lhes proporcionava.
Marco Polo visitou a região no Séc.13 e constatou isso mesmo.

Os seus líderes durante séculos parece que viviam enfastiados de nada fazerem e de serem sempre felizes.

A Religião predominante, o Budismo, subdividiu-se em 3 outras, por ínfimos detalhes de interpretar aquela Religião.

Era esse o motivo para fazerem guerras de vez em quando. Espadas, lanças, flechas, depois mais Paz. Para quebrar a rotina e o aborrecimento...

Foi neste ambiente que ali se apresentaram por volta do ano 1625 dois Jesuítas Portugueses, Estevão Cacela e João Cabral. 

Nesse tempo interessava ao Rei de Portugal, então Filipe III, a penetração em novos territórios além-mar para tomar posse deles, inventariar possíveis riquezas e ao mesmo tempo os Jesuítas em nome da Fé Cristã alargariam o Reino de Deus, com o apoio do Papa.

Os Jesuítas informaram o Líder Espiritual ou Lama que vinham dum País pequeno e distante, demorando 12 meses a sua viagem por mar.

O Lama concluíu com lógica que esse País - Portugal - seria uma Ilha, porque tiveram de viajar de barco, quando todos os viajantes se deslocavam então por terra.

Para facilitar a sua aceitação e conseguirem os objectivos pretendidos, os Jesuítas ofereceram ao Lama mosquetes, 2 canhões e pólvora, ficando à disposição para derrotar os seus inimigos com essas armas.

Fizeram a experiência com um canhão - o barulho do disparo deve ter aterrado o próprio Lama que pode observar os efeitos de destruição possivelmente contra uma floresta.

O Líder Espiritual filosoficamente comunicou aos 2 Jesuítas portugueses a sua magnânima decisão:




1) Seria desonesto da parte dele usar aquelas armas numa batalha contra os seus inimigos, porque estes ainda não as possuíam;

2) Se usasse aquelas armas, ganharia de certeza todas as batalhas, mas o seu prestígio ficaria manchado perante Buda, porque precisou de ajuda de Bárbaros para ficar vitorioso nas guerras contra os inimigos.

Os Jesuítas retiraram-se do Butão e ainda hoje é possível ver-se aquele armamento guardado naquele Reino, inútil como dantes.


José Jorge Cameira
Consulte todos os artigos do autor. Siga os links: 
                                     


Sem comentários:

Enviar um comentário