terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Dinheiro de gente pobre: não é aceite (Oh! Minha Santa Barbatana!)

Oh! Minha Santa Barbatana! - Guida Brito - Navegantes de Ideias


Muito embora o vento gélido me enrugasse a pele, a ausência de chuva levou-me a transpor o pial da porta. 






Caminhei um pouco e, após contar os cêntimos, decidi colmatar a falta de muitos dias: um café.

Decidida e sorridente (sobejavam dois cêntimos), entrei na tasca mais próxima e, de forma quase cantada, pedi um cafeziiiiiiinhooooo.
Retirei as quase quarenta moedas e coloquei-as no balcão.

Ao entregar-me o café, a senhora, esbaforida, comentou:
- Não vai entregar-me isso.



Confesso que não percebi; meio estupefacta, balbuciei:
- Isto é… dinheiro…
- Não me diga que me vai entregar essa porcaria?

Respirei fundo e pedi paz, calma, luz e bom senso à Minha Santa Barbatana. 

Ela devia estar no dia certo: mesmo sem os habituais andar de joelhinhos, velinhas ou afins concedeu-me cinco minutos de não levantes os caracóis. Sorri e, educadamente, na paz da Santa, respondi:
- Minha senhora, pelo amor da Santa, não quero que aceite esta …#”%6##. Tome lá o seu cafezinho que eu fico com o dinheirinho. E truca: saí, aos saltitos, sorridente como entrei.




Mealheiro: foi o seu destino. É por isso que viajo: gasto noutro país o que aqui não é aceite.

Curiosa, consultei a lei. Segundo o Banco de Portugal:

“o aceitante só está obrigado a receber, num único pagamento, 50 moedas (com exceção do Estado, das instituições de crédito e do Banco de Portugal”

Eu tinha razão; mas quem quer obrigar alguém a aceitar o nosso dinheiro?
Cafés há muitos, sua palerma!

Oh! Minha Santa Barbatana!
Sorrisos;
Guida Brito
(Santa Barbatana é a Santa que me controla e me impede de levantar os caracóis. A minha Santa brincalhona. O seu uso, nos meus textos, tem, unicamente e exclusivamente, essa função. Não pretende diminuir, menosprezar, denegrir outros seres humanos nas suas crenças ou convicções - por todos tenho o maior respeito: crente que na diversidade nos completamos.)



Sem comentários:

Enviar um comentário