quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Do Cabo Sardão à Ponta das Barcas- rota dos pescadores

    
    Saí para fotografar sem rota pré-definida. A Equipa dos Navegantes de Ideias prepara-se para lançar um grande projeto e urge trabalhar rumo à concretização dos sonhos (terá que aguardar até janeiro de 2018). Um dia de nevoeiro, raro nestas bandas alentejanas; aqui, o azul é a cor que brinda os nossos dias. E de facto, foi uma pena: o nevoeiro não permitiu registar a magistralidade deste bocadinho de paraíso. 


     A indicação do Cabo Sardão atraiu o Peixinho (nome carinhoso que atribuí ao meu carrito) e aqui iniciei mais uma das minhas loucuras.
     

     Um velho farol e um campo de futebol aguardam-me à chegada. Um campo de futebol? Oh! Santa Barbatana! Que fará aqui um campo de futebol em sítio de nenhures? Estamos no Alentejo, duvido que alguém faça exceção à nossa tradicional calma e venha de longe(o sítio é isolado) para correr. Ignorei-o e segui os caminhos pedestres e pistas para bicicletas rumo aos miradouros. Uma pena: foram estrategicamente mal colocados e não permitem visualizar absolutamente nada.  Foi necessário sair dos trilhos... e descobri um lugar mágico: acreditem toda esta zona é de visita obrigatória.


     Ao abandonar o local rumo a sabe-se lá onde: não fui. Ah?? Pois, vi um caminho de terra batida que seguia junto à costa e decidi ousar. Lembrei-me que havia, por ali, a chamada rota dos pescadores. Um pouco receosa, confesso; o carro atascado e teria que percorrer quilómetros a pé; nem o telemóvel funcionava. Paciência: hoje, é dia de quebra rotinas e normalidades pensantes.


     Devagar e sem parar nas zonas mais arenosas ou lamacentas (dois cursos de água intercetam o caminho) o caminho é transitável.


     Consegui umas fotos nos reflexos (claro). 


     A beleza de todos os recantos obriga a paragens sucessivas. Simplesmente deslumbrante: é impossível ficar indiferente a uma planície colorida que beija o mar em altas e majestosas escarpas. Tudo cativa o olhar e o sentir. Devido ao nevoeiro, creio que as fotos não dignificam o local mas acreditem: este caminho é um destino obrigatório.
     Muito perto da Ponta das Barcas saí, por engano, do caminho de terra e ingressei na normalidade rodoviária.

     Distrito: Beja
     Concelho: Odemira
     Se pretende reservar hotéis no Alentejo Litoral siga o seguinte link para obter os preços mais baixos. Seleccionando as ferramentas adequadas ao que pretende: será mais fácil encontrar o que necessita na sua estadia. Se pretende ajuda, por favor contacte-me: magadinhas1@gmail.com



Sorrisos
Guida Brito





1 comentário:

  1. Guida ; Lindas fotos , muito romantico e o espelho da tua creatividade ! Parabens !Fernanda

    ResponderEliminar