sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A Amazónia está a arder


Sem sorrisos -  Guida Brito - Navegantes de Ideias

A Amazónia está a arder e vai arder até colapsar no não há nada. A Amazónia está a arder assim como todos os recursos vitais à vida na Terra; hoje um, amanhã outro, e no fico sentado, na impassividade das gentes de bem, procura-se vida no espaço e destrói-se o único lugar do Universo com condições à existência de vida. 





Já não sei quem são os culpados: eles (os gananciosos de um pedaço de papel a que chamam dinheiro) ou nós (os chocados sentados, cuja ação se resume ao não quero isto, partilhado, em aparente voz grossa, no virtualismo do Facebook)?

Não seremos nós os verdadeiros culpados? A nossa inatividade é tão grande que em atos não pensantes, com ar de felicidade: nos sentamos à mesa para degustar uma boa picanha provinda do Brasil; retiramos do supermercado um parece bom azeite que tem destruído o Alentejo; comprámos roupa de algodão até ao desaparecimento do Mar Aral e à contaminação dos solos; permitimos as centrais nucleares (algumas velhas e rotas na iminência de mais um grande desastre, como aquela que existe na fronteira de Portugal com Espanha); compramos os legumes xpto plastificados que não sabem a nada, que provém de áreas protegidas, destroem recursos vitais e contaminam de forma irreversível o ambiente; permitimos que seres humanos morram da forma mais degradante no Mediterrâneo; compramos plásticos mesmo sabendo que eles já nos atulharam e mataram… 





Permitimos o fim da Terra a troco de uma promessa que não se concretizará: desenvolvimento – há muito que a palavra é usada e comummente aceite no sentido contrário ao ampliar as condições essenciais à existência de vida na Terra; no sentido contrário à proteção da vida dos nossos filhos.

A destruição que se verifica na atualidade já não tem retrocesso:  existem locais na Terra onde a vida só será possível daqui a trinta milhões de anos; e mais virão, a uma velocidade que já é impossível de parar. 

A Amazónia está a arder, o planeta Terra está a morrer e nós estamos todos a ver: chocados, indignados, sentados, partilhando no Facebook um moralismo correto mas não praticado. Somos nós que ateamos os fogos no consumismo desenfreado e na postura do não penso – permitindo um desenvolvimento aniquilador da vida na Terra e permissivo do enchimento dos bolsos de meia dúzia de corruptos que nos atiram areia aos olhos.

A Amazónia está a arder; a Terra está a morrer.
Guida Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário