sábado, 2 de setembro de 2017

Alcácer do Sal



Alcácer do Sal


        Outrora local de paragem obrigatória- aos que viajavam entre a capital e o sul do País. Alcácer do Sal tornou-se mítico pela sua beleza, pelos arrozais que ladeiam o rio Sado e pela afluência de gentes que, aqui, se faziam sentir Eram tantas as gentes que desenvolveu comércio próprio, aproveitando os recursos naturais: pinhoadas (doce elaborado com um dos melhores pinhões do mundo) e venda, na rua e nas “carreiras”, do camarão do rio (previamente cozido). Nesse tempo, eram raras as cegonhas residentes no nosso país; existia um casal, cujo ninho se encontrava por cima da sinalização que indicava esta localidade. Tornaram-se tão famosas que foram retratadas num jornal diário e na TV. Após a construção de uma autoestrada que sobrevoa os arrozais, perdeu o corrupio e recebe os que ali se deslocam com intento. Alcácer é a cidade mais portuguesa: presente nas recordações de um povo que na sua infância ali se adocicou- lambendo os papéis e os dedos das deliciosas pinhoadas; ou, de saquito na mão, sugando pequenos camarões.

O que visitar?
- observar as casas caiadas.
- passear pelas ruas estreitas e ser atento às suas gentes. Imperdível: rua do Bairro da Graça, Largo Luís Silveira, passagem pelo Arco do Coronel e Travessa das Espanholas.
- passear pelas duas margens do rio Sado.
- subir ao alto do castelo e visitar o museu escavado no subsolo.
- visitar os inúmeros miradouros.

- deliciar-se com uma pinhoada em folha de laranjeira. Não esqueça de dar pequenas trincas na folha que a acompanha- sabores que contrastando se completam (divinal).
- observe os inúmeros ninhos de cegonhas que, agora, ali proliferam.


Se pretende reservar hotéis em Alcácer do sal, siga o seguinte link:

Sorrisos
Guida Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário