domingo, 3 de novembro de 2019

CIGANOS e outras MINORIAS - A minha Opinião sobre este assunto


ciganos - José Jorge Cameira - Navegantes de Ideais


Eis um problema grave da Cidade de Beja (e não só). Porque não é encarado de vez.
É verdade que temos de aceitar as Culturas diferentes da nossa, da maioria das pessoas.





É verdade que temos de aceitar a Cultura das Minorias Étnicas, sejam quais forem e temos várias no nosso País.

A nível da UE há regulamentos específicos de proteção e apoio de todas as Minorias, inclusive nos aspectos financeiros.

A recíproca e a interação das Culturas é qualquer coisa de fantástico numa Sociedade moderna e virada para um Futuro de Paz e Harmonia.

Algumas minorias nomeadamente a Cigana ou Romani sofreram grande repressão no passado. No Regime Nazi centenas de milhares deles pereceram nas câmaras de gás. Em Portugal no Regime Fascista foram enormemente brutalizados. Recentemente em França o ex Pr Sarkozy expulsou-os para a Romênia a troco de 100€ por pessoa.

Ainda em Portugal no Governo de António Guterres foi lhes concedido - como também às restantes minorias - o Rendimento Mínimo Nacional, havendo contudo de contribuírem algo para a Sociedade, o que nunca foi cumprido.
Assim sendo e abordando ainda que superficialmente, o que falha?



Quanto a mim é tão simplesmente isto - a Justiça e o seu exercício não funcionam e não só para as Minorias. Ou seja - o usufruto dos Direitos corresponderem ao cumprimento dos Deveres.

Quantos casos conhecemos nós de certos crimes cometidos em que os prevaricadores vão para casa ou são simplesmente soltos? Ou porque não cometeram o crime em flagrante delito ou porque o Código Penal assim o permitiu.

Não citarei os abusos à Liberdade cometidos após o 25 de Abril de 1974 que "tiveram uma certa lógica" extensivo a todos os Cidadãos.
O problema é e continuará a ser a Justiça ou a falta dela. Só isto.

Vejam só este exemplo actual.
Um indivíduo de uma qualquer Minoria agride um Professor, agride um Bombeiro. Rouba. Trafica dinheiro. Escraviza Pessoas. Que lhes acontece? Termo de Identidade ou nem isso.

Quando  houver um princípio de Justiça seria de imediato "Prisão Preventiva" e a inerente condenação seria com trabalho e nunca em regime de "pensionato tudo incluído".

Até lá continuará a ser tudo mais do mesmo, fomentando sempre em sectores menos esclarecidos a Xenofobia e o Racismo.
José Jorge Cameira.
Beja, 03 Novembro 2019
(foto do Diário do Alentejo)


Sem comentários:

Enviar um comentário