sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Na Argentina, oito em cada 10 crianças apresentam danos genéticos. Será este o futuro do Alentejo?



Sem sorrisos; Guida Brito; Navegantes de Ideias





Não tenham dúvidas: ocorrerá.

Na Argentina, nas zonas de agricultura superintensiva, oito em cada 10 crianças apresentam danos genéticos. É muito precoce esta triste realidade uma vez que, geralmente, esta ocorrência verifica-se na quarta geração. A agricultura industrial, na Argentina, não tem esse tempo.



Tal como no Alentejo, apesar da existência de Decretos lei que o contrariam, o Governo argentino permitiu a plantação em Parques Naturais (os melhores solos) e o uso excessivo de agroquímicos e pesticidas. 

Sem sorrisos; Guida Brito; Navegantes de Ideias



As multinacionais são mais poderosas que os países; e, um Governo que não legisla em função do bem estar e da saúde dos seus cidadãos: só pode ser um Governo corrupto ou um Governo com medo (em minha opinião). Diria, se não fosse bem educada: meia dúzia de bananas gananciosos estragam a vida de milhões.

Se já temos um aumento exponencial de cancros (não admitidos pelo governo), em breve, tal como na Argentina, esta ocorrência não demorará a atingir os nossos bebés. Choraremos o que não fizemos hoje.



Uma realidade que nos espera se continuarmos a consumir os produtos dali provenientes e não reclamarmos o fim deste tipo de agricultura, defendido pelos que lucram (e muito) com o  nosso mal-estar e a degradação da saúde. 

Para que queremos uma economia saudável se for à custa das nossas vidas?

Nos solos do Alentejo, nascem, naturalmente e em grande quantidade, milhares de ervas selvagens comestíveis. 



Será que a economia não melhorava com este recurso natural e saudável? Será que apostando no regresso às terras, das famílias, a sua economia não melhorava? Claro que sim. Não interessa: as multinacionais querem mais e mais e os Governos cedem à corrupção e às mais valias ilícitas (digo eu).

Temos um país de mar, de sol, de recursos renováveis, de alimentos selvagens… teimamos em destruí-lo e em contaminá-lo, gerando a doença e a morte.

Os ordenados são congelados e a exploração do trabalhador é, hoje, a mais grave da nossa história. Todas as classes se queixam e o governo nem os houve; nem lhes dá razão.

Vamos deixar que continue? Não sei se sabem mas este tipo de agricultura, no Alentejo, vai triplicar.

Sem sorrisos
Guida Brito
Para ler outros artigos sobre o tema, consulte a etiqueta: Sem sorrisos


2 comentários:

  1. É vergonhoso o que está a acontecer no Alentejo! A ganância existe e a corrupção também mas o mais espantoso é a passividade deste povo ....caramba! Aceita se tudo de cabeça baixa

    ResponderEliminar
  2. acho uma verdade e uma realidade mas todo este cumentario desta Sr. Guida gostaria de a poder ouvir daqui as uns 50 anos para ver do que serao compostas as suas refeicoes ou vai voltar 50 anos para traz que todos cultivavamoso que concumiamos levanta sedo e iamos plantar chaxar regar etc. nao estavamos a trans de um competador a palrrear nao havia tempo para criticas ou louvores tinhamos que cuidar se nao havia manjar agora nao vai a grade soprifici e poi no saco e ai sobra tempo para trclar

    ResponderEliminar