quinta-feira, 21 de novembro de 2019

HISTÓRIA - A Deusa Inanna-Ishtar


José Jorge Cameira; Coisas da nossa história; Navegantes de Ideias


Hoje vou escrever sobre uma Deusa Suméria.
Por volta dos anos 2300 antes de Cristo nascer (AC), portanto há cerca de 4500 anos de hoje, aqui em Portugal era o Neolítico, houve um Povo, os Sumérios que habitaram na região fértil entre os Rios Tigre e Eufrates, hoje Iraque, Bagdade.





Sempre em paz, sem fomes nem guerras, graças à Deusa Inanna-Ishtar, a população crescia e viviam felizes.

Inanna-Ishtar era a Deusa do Amor, do Sexo, da Prostituição, da Fertilidade. Tal e qual. Corporizava no corpo de uma mulher do povo, para a veneração ser física e receber oferendas.

A sua influência na região foi enorme. Os Reis declaravam-se "Obedientes a Inanna", tal era a sua força espiritual. Por ser uma deusa feminina, portanto ligada à Criação,  também tornava as colheitas sempre abundantes, obviamente fácil pois na região havia (e há!) calor e muita água.

Por vezes os Reis queriam conquistar mais territórios e para isso era preciso derrotar as tropas respectivas. Um reparo: nesse tempo não havia metais nem armas de fogo - eram arcos e flechas, paus aguçados, pedras. No momento da batalha os combatentes Sumérios gritavam por Inanna pedindo o seu auxílio e proteção na batalha. Que não acontecia porque as outras tropas assim que ouviam o coro da gritaria por Inanna fugiam espavoridos e cheios de medo.





No Fim do Ano aconteciam grandes festividades em honra de Inanna-Ishtar.

Todo o Festival era dedicado à actividade sexual, pois o prazer (orgasmo) era uma forma de aproximação ao Sagrado e ao Divino. Portanto eram dias de orgias sexuais permanentes e a Deusa Inanna, corporizada, dava o exemplo aceitando todas as cópulas. Havia uma condição - não podia haver imposição ou violência sexual. Quem assim procedesse tinha uma grande punição.

Esta informação provém de exaustiva investigação arqueológica e deixada por aquele povo em pequenas tábuas, algumas delas ainda não decifradas. Eis a foto de uma delas de onde foram extraídas estas informações. Clicar sobre:


José Jorge Cameira
Beja, 20 Novembro 2019


Sem comentários:

Enviar um comentário