quinta-feira, 9 de novembro de 2017

"Branco ou tinto? Cheio!"

Com o objetivo de valorizar e perpetuar o património cultural alentejano, alguns concelhos dos Alentejo têm revitalizado as Tabernas; recorrendo a eventos cuja aderência ultrapassa os limites da lotação destes estabelecimentos de outrora. 


Durante o festival Festival “Sete Sóis Sete Luas”,  decorre o roteiro cultural "Branco ou tinto? Cheio!" por quatro tabernas de Castro Verde. Inicia-se com a distribuição de copos e quatro senhas para provas dos néctares alentejanos. 


As ruas são percorridas a toque de uma banda que nos leva às existentes na vila. O evento transporta-nos à ceifa, à monda, aos serões… integra-nos num Alentejo sem TV ou outras tecnologias- um Alentejo de cante e de petiscos; cujo sabor se perpetua na memória dos que o vivenciaram.  Cachola frita, pica-pau, torresmos, azeitonas e este pão inigualável são alguns dos acepipes que aguardam os que se juntam à folia. 


Um pé de dança e multidões de gentes avivam as Tabernas alentejanas  e difundem sons musicais típicos deste lugar que fascina e atrai: Alentejo.


Sorrisos
Guida Brito

1 comentário:

  1. Brilhante ideia!!!
    Como Alentejano d'alma e coração fico orgulhosamente orgulhoso do meu ser Alentejano pela vossa iniciativa de revitalizar a nossa cultura, os nossos habitos e tradições nas nossas aldeias, o convívio, o copo e o petisco, ainda da minha geração, mas principalmente da geração do meu saudoso pai, que muitas vezes, quando moço, eu e meus irmaos, ao fim do dia antes de jantar íamos à taberna chamar o pai para o jantar e já rapazes de 17-18 acompanhavamos num copo oferecido pelo nosso pai!!Saudades desse tempo!! Tempos dificeis, tempos de pobreza, mas tempos ricos de sentimentos e tradicoes que guardamos saudosamente na memoria do tempo de todos os tempos!!Parabéns pela iniciativa!! Sou Alentejano , saudoso da minha aldeia, a Cabeça-Gorda e da minha cidade de Beja!!

    ResponderEliminar