domingo, 18 de fevereiro de 2018

Fortes Novas, Alentejo: desenvolvimento ou exterminação?



Poluição
     Portugal, Alentejo: cerca de quarenta velhos foram condenados a viver enclausurados, nas suas casas, de janelas fechadas, 24 horas por dia; condenados a respirar o negro; condenados a uma alimentação parca e pobre. Problemas respiratórios, tosse, lacrimejar de olhos, ardor na garganta chegaram em tons de dor. Sem ar, sem água e sem alimento, rezam pedindo a morte e que esta  não se demore.  Falo em quarenta mas minto. Não são quarenta: são mais. Quarenta velhos e um menino (de doze anos) são os mais violentados num dever que devia ser sagrado: o direito à vida.
Chamo-lhe: velhos. Os idosos são cuidados com afeto e esmero. Os velhos agoniam ansiando a morte. Aos idosos, a sociedade proporciona o bem; aos velhos, a mesma sociedade, retira-lhes o ar, a água e o sustento: mata-os em vida (devagarinho e com dor).
Poluição em Fortes
     Vou fazer o contraproducente: escrever muito sobre um tema. Dizem que, por terras da internet, se é muito: ninguém lê. Vamos testar a Vossa capacidade de concentração. Sugiro: aquiete-se na leitura e mexa-se na indignação.

     Após escrever sobre os graves crimes(na minha leiga opinião) ambientais e contra o património (consequência dos olivais superintensivos no Alentejo), recebi milhares de mensagens e pedidos de escritos. Um despertou-me o agastamento e decidi investigar.
“ Os letrados chamam-lhe desenvolvimento; eu rezo para que a morte chegue e em breve”- o relato vem de Fortes Novas; Figueira de Cavaleiros; Alentejo.
 Couve de Fortes

     Outrora pacata, num Alentejo profundo, brindou  a um Alqueva que lhe prometia água- ignorando a morte lenta, escrita em cada gota do grande lago que lhe garantia, um dia, matar a sede. As hortas, as cabras… permitiam a sobrevivência, garantiam o sustento e fizeram jus ao sonho de educar os filhos. Gente que vivia das parcas reformas portuguesas e que necessitava da terra para matar a fome. Chegou o olival e o desenvolvimento, de forma moderada, aconchegado  sonhos de emprego e de futuros risonhos; trouxe o lagar, o maior do mundo; trouxe a esperança. Dias curtos de quem só sonhou. Tudo se foi tornando maior, e maior, e maior… ocupando todos os espaços, gritando em nome da economia e do desenvolvimento. Os sonhos não sorriram e os empregos não se conhecem por ali. Mas veio a fábrica; veio a fábrica transportando o negrume,  a dor e a morte (dizem eles e parece que têm razão). 
Vinha seca
     Com a poluição, as hortas morreram e com elas o alimento de uma população pobre; o ar deixou de ser respirável e a água passou a ser negra. 
Vinha seca
     O negro invade-os ainda em vida.
Poluição atmosférica

     Começaram a queixar o seu tormento mas gente velha não é ouvida.  Queixam-se, choram e esperneiam- esperneiam dentro de casa (na rua, o ar é irrespirável e o fumo negro nauseabundo não permite ver qualquer horizonte).
Água poluída

     Referem uma unidade fabril de extração de óleo de bagaço de azeitona (proveniente dos olivais superintensivos) como causa dos seus males. Labora dia e noite, entre nove a doze meses por ano; e, cerca de, cinco chaminés, de forma intensiva, lançam na atmosfera não se sabe bem o quê; sabe-se que num raio de dez quilómetros, a vida não é um bem que se preze; sabe-se que, a viver num raio de 400 metros, esta gente é enterrada em vida.
Poluição no interior de uma casa- Fortes

      Petrifiquei perante a sua dor. Fui ouvindo; fui lendo.
“ trinta vacas morrem envenenadas após beber água”…” brutal fuga de água contaminada por uma ribeira abaixo”

“… as casas e as viaturas ficam cobertas por um resíduo oleoso e cinzas e não se pode estender roupa” – fica suja e a cheirar mal.

“os filtros não são substituídos porque a sua substituição impede o rendimento máximo da fabrica - só se vier a inspeção…”

“ devido aos olivais, no solo, a poluição acumulada é tanta que se chover o Sado morre e chega ao mar”
Poluição dos solos

     Ouvi e vi fotografias que comprovam as águas negras, as roupas sujas, o negrume que se cola a tudo- mesmo no interior das casas. Vi que não se via  devido à densidade do ar.
     E li, li tudo o que encontrei de artigos, jornais, emails, respostas…
     Li que a poluição abarca muito mais que o raio de 10km. Em Santiago do Cacém, numa albufeira em Monte Novo dos Modernos, a autarquia retirou 700kg de peixes mortos. Chamada a GNR:

“Os militares, ao deslocarem-se à albufeira, verificaram que a água se encontrava completamente “negra” e com cheiro a “bagaço de azeitona”…”

“ Após efetuadas diligências de investigação, a GNR apurou  que os motivos da contaminação da albufeira foram motivados por “descargas provocadas por uma empresa que se dedica à compra e venda de biomassa, atividade para a produção de azeite e fabrico de pellets de bagaço de azeitona a partir de bagaço seco”

 “ fonte da GNR afirma que a empresa está referenciada… no domínio da poluição hídrica, de solos e de atmosfera”

     A GNR:
“detetou… durante uma acção de fiscalização… e da acção resultou a elaboração de cinco autos de contra-ordenação por existência de lagoa sem proteção, abandono e injeção de resíduos no solo, falta de auto-controlo de emissões para a atmosfera, acções  de condução ao perecimento e evidente depreciação de azinheiras e sobreiros e operação de gestão de óleos usados em violação das normas estabelecidas”
(…)
Carro com óleo

    
     Relativamente à empresa em questão- li que, através de um porta-voz ,foi garantido: “o que sai das chaminés da fábrica, “mais bem preparada da península Ibérica, é apenas vapor de água”. E acrescenta: “As consequências para a qualidade  de vida das pessoas são “o outro lado da moeda” sublinhando que “é impossível haver actividade económica sem impactes ambientais negativos”

     Ops! Senhores, se é vapor de água, qual é o impacto ambiental negativo que referem? Contaminam as águas, os solos?

     Se reconhecem consequências na qualidade de vida das pessoas, posso perguntar:  o que estão a contaminar?
     Ajudaram a matar a sede e a fome a esta gente? Pagam tetos nas casas com telhado constituído apenas por telha? Fornecem alimento à população? O que fizeram? Qual é a Vossa contribuição para minimizar este enterro vivo?
      Já ajudaram as pessoas a saber de onde provêm os cheiros nauseabundos; a cobertura oleosa que se pega a tudo, os fumos que carregados de partículas impedem a visão? Ajudaram a saber o que é o “preto” que invade a aldeia? 
     Apraz-me dizer: E os velhos nunca mais morrem para ficarem calados de vez! Quem diria que mesmo fechados em casa, sem ar, sem comida e sem água, resistiam tanto.


Poluição dos solos

    Ouvi o programa do Hernani de Carvalho sobre o tema em questão.

     Senhor Presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, permita-me partilhar a minha modesta opinião: não gostei de o ouvir. Eu sei que a população o defende e reconhece que está do lado deles; eu é que não fiquei convencida. Vão tentar encontrar soluções? Quando os velhos morrerem? E até lá, eles respiram, bebem e comem o quê? São velhos: morrem já morridos da vida que não vivem. Da forma como falou, senti que de um lado estava o dinheiro e do outro estavam os votos. O “não  é da competência da autarquia” precisava ser melhor  definido. Precisava que, nas mesmas condições que os habitantes, o senhor e os que nada decidem vivessem lá uma semanita. Sabe que, segundo o que li, a fábrica que labora aí foi transferida de Vila Velha de Ródão. O Ministério do Ambiente considerou-a quase uma luz divina sem qualquer poluição. O Presidente da autarquia juntou-se à população e,  da sua ação, resultou o fecho da fábrica pelo tribunal, por: incumprimento, por parte da empresa, dos valores limite de emissão aplicáveis aos poluentes, partículas, monóxido de carbono e compostos orgânicos”. A situação foi considerada de extrema gravidade pelo tribunal. Este senhor deixou obra: permitiu a vida na região. E não era da sua competência.

     Pelo Alentejo, assiste-se a um surto de presidentes de autarquias e câmaras que querem deixar obra: o que se traduz em rotundas repletas de obras de arte. Não tenho nada contra a arte, antes pelo contrário,  apenas acho injusto  trocar o ar, a água, a vida, o património pela sua existência. Não sei se é obra sua: não pude deixar de reparar que recentemente foram colocadas duas em Figueira de Cavaleiros.
Figueira de Cavaleiros

     Uma das quais tem semelhanças com o povo de Fortes: ambos não têm. O povo de Fortes não tem água, não tem ar, não tem comida; a rotunda não tem estradas. Não tem; olhei, olhei, fui lá e não tinha: não havia estrada.  Está ali, numa imponência desmedida, no meio de nenhures.
Olivais superintensivos



    Senhor Presidente, não ligue à minha Ironia mas não fale, aparentemente feliz, em Desenvolvimento do Alentejo, numa alusão aos olivais superintensivos e azeites daí provenientes. O que o senhor chama de desenvolvimento, eu chamo de destruição e o Povo de Fortes fala em exterminação (morte). Não tem conhecimento que tudo foi arrasado pelo Alentejo: património histórico; património ambiental (fauna, flora); recursos Hídricos; ar….? E agora arrasa com a vida humana. O senhor ocupa uma posição, um cargo, eleito pelo povo, que lhe permite fazer mais e melhor. E o povo é poucochinho a pedir: quer água, ar e comida. Percebeu que a sua região beneficiou com duas rotundas (uma sem estradas) e ficou sem tudo o resto que é essencial à vida;?Nem empregos (os trabalhadores não são dessa zona). Vai dizer-me, também, que os habitantes que representa não querem trabalhar? Tenho a certeza que consegue fazer mais e melhor. Urgente… urgente era garantir, no imediato: direito a respirar; direito a comer; direito a beber e direito a sair de casa. Depois vinham as soluções: “os sopradores” (como referiu o Hernani). Eu não dormiria se os que me elegeram, e acharam digno para o cargo, estivessem enterrados em vida. A população precisa de 1000 euros para fazer análises independentes e fidedignas; a sua autarquia vai colaborar de forma monetária?Quando? (Pode  vender uma rotunda- a que não tem estradas).
Olivais superintensivos

     Ouvi, também, não a voz,  a mensagem do senhor administrador da empresa em questão: Nuno Branco. De Inglaterra, manifestou a voz da empresa... De Inglaterra? O senhor vive em Inglaterra? Não trabalha em Fortes? Como é que chega a horas ao trabalho? Burrice a minha: trabalha nos computadores? Mas conhece Fortes, certo? Ah? Já viveu com estas pessoas para constatar a sua realidade? Não? Ups. Em modos do Alentejo: lança pescadas mas não percebe nada daquilo. Tem um cargo e é gente importante. Que se lixem os velhos (digo eu).
Laranjas podres

      Para chegar aí, à Inglaterra, e trabalhar nos computs teve que estudar muito, certo? Se lhe explicarem o senhor percebe as coisas, correto? Ok.  Descobri que não lhe contam tudo; o senhor não vai lá e eles, provavelmente, mentem-lhe. Reparou que quando a Jornalista reproduziu a sua mensagem em duas ocasiões (“a fábrica labora 4 a 5 meses por ano” e “o vento sopra naquela direção quatro a cinco vezes no ano”) se ouve imenso barulho de fundo. São os velhos, senhor. São os velhos a manifestar a sua dor. A fábrica labora o dobro do tempo e o vento não gosta deles, leva tudo para lá. Sopra de tal forma e tantas vezes que já aconteceu que o rapazito de doze anos que vive a 100 metros da fábrica, não pôde sair de casa nas férias escolares.E isso é o de somenos. Tem filhos, senhor? Os seus têm ar? E comida e água? Aposto que sim. Férias? Bahamas, Dubai ou outro sorridente E tem pais? São velhos ou idosos?


Horta seca devido à poluição
     Explico-lhe mais. Não se fie nas análises efetuadas e que garantem o quão bom é o vapor de água que sai das chaminés: há testemunhos que foram efetuadas no dia do ano em que estes habitantes podem lavar a roupa (num dia bom), a 1 quilómetro de distância e no lado contrário ao vento. Esta gente vive a 400 metros. Seria difícil aquilo dar alguma coisa. 
Roupa estendida em Fortes

     Se quer mesmo saber, senhor: deixe a Inglaterra; largue os computs e chegue de forma pontual, presencialmente, ao seu local de trabalho. Mude-se para uma daquelas casinhas, com ou sem teto, leve a família e viva com as mesmas economias que o velhos do local. E não leve só a famelga, leve os donos, os acionistas…. Troquem de lugar com o povo numa semanita mesmo que de vento de dia bom. 
Casa de telha


     Por fim, lamento a decisão da IAPMEI de não efetuar nova vistoria: as análises estavam boas e a empresa mandou fotos de um funcionamento com zelo. As que os velhos tiram devem ter ido parar ao lixo.  Discriminação? Não falamos de idosos; falamos de velhos. Irra que nunca mais morrem! 
     Ainda me estão a ler? Pensam que já terminei? Não. Há uma questão que me assola. Temos o maior lagar do mundo; o melhor azeite, premiado não sei onde. 
Pêssegos de Fortes

Horta de Fortes
     Falta a explicação dos “Azeites de Portugal” : as hortas morrem  e o que lá se produz é incomestível; o que fazem ao diabo das azeitonas que, produzidas mesmo ao lado, as dizem tão boas, tão boas? A couves vão para o lixo e as azeitonas reluzem saúde e bem estar? Será que é mesmo bom o azeite?


Serão só quarenta velhos condenados à morte ou serão os primeiros de nós?
Partilhar, este texto, significa fazer eco da sua e da nossa voz.
Sem sorrisos
Guida Brito

15 comentários:

  1. "É um artigo digno de constar numa publicação do Expresso, da Visão, da sábado porque aflora o problema com assertividade, mas numa perspectiva humana. Parabéns."
    Obrigada, pelas suas palavras, Carlos Varela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alegremente de 4 em 4 anos a maioria vota nestes cavalheiros todos!!!48 de ignorância mais 44 do mesmo!!!

      Eliminar
  2. É revoltante e é indigno. Vi a reportagem e as declarações do tal senhor 'que está longe'. E do autarca! Parabéns pelo seu trabalho que mostra bem a desumanização desta gente que não consegue fazer ouvir a sua voz. Vou partilhar. Sem sorrisos.

    ResponderEliminar
  3. "Mais uma vez estou indecisa entre a tristeza e a ira. Já tinha lido vários artigos sobre este atentado ambiental, mas nada tão bem explanado. Os meus pais têm um problema semelhante, mas com uma fábrica de pellets de madeira. As queixas são mais que muitas, as promessas também, mas ninguém faz nada e as pessoas só pedem, que pelo menos durante a noite a fábrica não labore, para poderem descansar. A situação arrasta-se há 10 anos. Que país é este, ou que responsáveis são estes, que autorizam a edificação e a laboração destas fábricas junto às populações? E porque é que não fazem fiscalizações amiúde? E se as fizessem, que não avisassem os responsáveis das fábricas, como se suspeita que aconteceu, por mais do que uma vez, com a que fica ao pé da casa dos meus pais. Neste país à beira mar plantado, há muitas situações, que deviam de ser investigadas pelo Ministério Público, mas sem avisos prévios e sem contrapartidas. Parabéns pelo excelente artigo, Guida! Beijinho"
    Obrigada, Maria Giro, pelo seu comentário

    ResponderEliminar
  4. Excelente! Disse tudo. Vou partilhar.

    ResponderEliminar
  5. E estão preocupados em promulgar a lei de entrada de animais domésticos em restaurantes...!
    Isto é surreal

    ResponderEliminar
  6. sempre pensei que o olival ia trazer riqueza para o Alentejo,mas a leitura deste artigo mostra uma realidade diferente e preocupante,por isso é urgente que o povo abra os olhos com a leitura deste artigo.

    ResponderEliminar
  7. Fala-se muito e de muitas coisas, mas estas realidades não são devidamente apresentadas em horas nobres. Esta reportagem deve ser apresentada pela República Portuguesa. E depois atuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o que acabo de ler é verdade, não sei como julgar. quem autoriza a laboração de tal morticínio.
      Isto está a acontecer no nosso País? no Alentejo?
      No meu chão sagrado?

      Eliminar
    2. É uma tristeza , um atentado ambiental,não se respira ar puro ,mas sim ar poluido .Temos olival quaze dentro das nossas portas .Como é possivel uma coisa destas?

      Eliminar
  8. E Eu para matar as lagartas das couves, tenho que ter um cartão e pagar 90 euros.

    ResponderEliminar
  9. Triste e o terror o rumo que o nosso país segue😡na costa Algarvia temos o grande problema da exploração petrolífera que o resultado sera matar a fauna maritima e o Turismo, grande luta a nossa se segue contra vontades ditas superiores € ou senão a emigração a única solução????? O português é maltratado pelos pares portugueses a troco de quê? € isto não se come e não da ssolve a poluição, falta de respeito e moralidade e valores ...... coisa mais deprimente não existe

    ResponderEliminar
  10. Mas supostamente tinha sido proibida a produção e comercialização de óleo de bagaço de azeitona, desde 2001

    https://www.publico.pt/2001/07/04/sociedade/noticia/portugal-proibe-comercializacao-de-oleo-de-bagaco-de-azeitona-30195

    ResponderEliminar
  11. Não sei se é verdade! Se o patrimônio arqueologico foi destruido é porque não estava a ser monitorizado/gerido como deve ser ...caso estivesse haveria intervenção imediata do "administrador" do sitio e conviria SOBRETUDO que os proprietários tivessem sido chamados a uma gestão plural e participada deste patrimonio! Se o patrimônio é "gerido" sem a participação de todos os grupos de interesses e apenas por um grupo de "sábios" e "entendidos" está a ser MUITO MAL GERIDO.
    Que há olival em regime de produção intensiva, claro que há!Tem de haver. Para que se fez o Alqueva? Que destruirá algo dos ecossistemas existentes, certamente! Se é uma calamidade, não sei.!!! Investigue-se, monitorize-se, providencie-se, ATUE-SE.
    Se tínhamos que "avançar" para além dos sistemas de cultivo tradicional, da rotatividade /pousio de 5 ou 6 anos depois das queimadas... fica a interrogação... julgo que os barros não precisarão mas terras mais pobres, sim, no entanto a minha ignorância é grande qto a isto ... Se a mão de obra tem de vir de fora e se pagam ninharias às pessoas com vista a lucros obscenos, fiscalize-se. Há entidades com essas competências.
    De toda a história relatada, alguém que me explique até onde vai a verdade e onde começa a mentira porque isto das indignações "virginais" tem mais que se lhe diga .... Há movimentos ideológicos que SONHAM com paraísos mas o ROMANTISMO não puxa carroças nem gera bem estar socioeconômico...
    Sei que tenho amigos em Beja suficientemente entendidos e conhecedores de facto e dos factos. Alguém que me explique...

    ResponderEliminar