sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Santa Bárbara dos Padrões- a Aldeia


A Aldeia- assim a referiam, os seus habitantes, nos meus tempos de estudante. Mais tarde soube-lhe o nome mas só agora, passados muitos caminhos, regressei ao local que sempre ouvira. Calma, simpática, charmosa e afável recebe-nos numa simpática praça: o centro da aldeia. 

O local onde se sabe os azares da vizinhança (imagino eu- sendo esta uma aldeia tipicamente alentejana). Ruas limpas, casas brancas debruadas no colorido das cores ocres e outros pigmentos dão de beber ao olhar. 


Em tempos que já lá vão, misturavam-se os pigmentos com a cal. Com este  colorido pintavam-se as barras das casas e a parte superior da cozinha- evitava o negrume causado pelo fumo da fogueira; a parte inferior, como sabem, era caiada a branco no madrugar de todos os dias.



Falemos da Aldeia. Não encontrei os amigos de outrora- para muita pena minha. Encontrei um Alentejo de ruelas encantadoras; umas escavações impedidas de saber o passado(a sua continuação carecia que a igreja e o cemitério fossem profanados); uma igreja de uma beleza surpreendente; e, um lugar onde apetece voltar. Dista 13 km de Castro Verde, a sua sede de Concelho, e os seus campos são de encantar.


Deslumbre-se com as imagens.




Não se esqueça, se lá decidir passar, entre nas velhas tabernas.



Não se esqueça do lavadouro e do velho poço. Feche os olhos e retorne nos tempos ao tempo, em que o tempo, apesar de  escasso, tinha tempo de amar- digo eu.




Sorrisos
Guida Brito

3 comentários:

  1. Linda. Como só no Alentejano bem amado.

    ResponderEliminar
  2. Linda terra, casinhas branquinhas, tudo bem arrumadinho. A minha casinha preferida de entre as fotos é a da caixa do correio.
    Há muito tempo que não tenho tempo para fazer uma visita a esta terra e as estas ruas que percorri tantas vezes. É lindo o nosso Alentejo. Obrigada Guida por mais esta viagem ao passado.

    ResponderEliminar
  3. E ao lado da casa verde está um 1º andar que foi onde eu nasci.Vou lá muitas vezes e, para mim, é a minha aldeia apesar de ter saído com 8 anos. Conheço todos aqueles lugares e a minha escola e outrora que recordo, e das minhas amigas da 1º classe ...

    ResponderEliminar