terça-feira, 3 de outubro de 2017

É hoje: estou na Rádio Renascença

Eu sei que a hora é muito tardia; os pirralhitos estão na cama mas os progenitores podem ouvir: hoje, entre a meia noite e a uma da manhã, na Rádio Renascença.
Recebi um convite para falar sobre autoestima. À primeira vista, como quem diz, ao ouvi-lo pela primeira vez, parece um enorme palavrão. E talvez seja: é uma palavra tão grande; parece que o mundo cabe lá dentro. Como é que eu vos explico isto? Ai, ai! Estou meio atrapalhada (vocês já me conhecem). Vamos lá! Eu vou fazer uma tentativa.
Falar sobre a Vossa autoestima é falar sobre o dia em que conseguiram utilizar os dons que têm escondidos dentro de vós. É aceitar que todos erramos até encontrarmos o saber. É acreditar; é gostar de quem somos. É não desistir: é saber que dentro de nós existe tudo o que precisamos para conseguirmos o que nos faz sorrir. É imaginar sabendo que um dia o sonho é a realidade do nosso caminho. 
Também é desvalorizar o que não nos pertence; despir o que não é nosso; separar o lixo  do luxo: é atitude.
Autoestima é o vosso sorriso feliz quando a minha cara sorridente, em tom de brincadeira, diz: "Shiiii! Que coisinha horrível!"  Vocês pulam de contentes e sabem que chegaram lá: ao momento em que retiraram, de dentro, as porções certas, na quantidade adequada, e obtiveram a sabedoria. É a coragem usar o que é nosso.
Autoestima é o momento em que somos tão bonitos que já nem nos lembramos o quão difícil foi ultrapassar as barreiras do caminho. Autoestima é o “ser capaz  de fazer” fazer parte de nós. É uma conquista: uma batalha  de sentimentos vencida.  Autoestima é a alegria do saber.

(Por isso eu sou tão chata: eu sei que consigo fazer-vos sorrir. Retiro as minhas poções mágicas e uso-as de forma a que as vossas brilhem sem medos nem vergonhas).

4 comentários: