quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Fortes cheiros a gás, em Sines- formulários para registo de poluição industrial.

     Após os fortes e nauseabundos cheiros a gás que se fizeram sentir esta madrugada, em Sines, decidi procurar onde me queixar e manifestar a minha indignação. Não foi uma ocorrência única, um acidente imprevisível, é uma constante sempre que o vento decide deixar de desalinhar os caracóis. Sabe-me bem manter uma aparência alinhada (que satisfaça os padrões da sociedade) mas o meu organismo e o meu nariz rejeitam, sistematicamente, estas ocorrências  e preferem que os padrões da sociedade sejam satisfeitos no que se refere ao ar respirável. 
    Claramente, uma, ou mais (não sei). empresas da região desrespeitam as convenções internacionais que Portugal assinou e se comprometeu a cumprir. Sou portuguesa e cabe-me informar o governo do meu país sempre que algo desrespeite e quebre, de forma muito grave, o que jurámos cumprir. É o caso, a indústria presente gera milhões de lucros e é responsável pela empregabilidade da região mas tem que o fazer com: respeito pela saúde dos seus cidadãos; respeito pela Mãe Natureza e respeitando os acordos internacionais que Portugal assinou. E isso é possível, existem formas de coexistir com respeito pelo que que é sagrado. É isso que se pede: lucrem e façam-nos lucrar, respeitando e cumprindo. Descobri que a Câmara Municipal se preocupa com o bem estar da população e pede ajuda para identificar situações de poluição industrial; de forma a poder comunicá-las ao Ministério do Ambiente. Façamos a nossa parte ao preencher todos os formulários que o Município disponibiliza: 


Sorrisos (meio atrapalhados devido aos nauseabundos cheiros a gás)
Guida Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário