O exercício número 15
da Prova de Aferição de Matemática está errado: além da complexidade da Língua
Portuguesa, da extensão e do excesso de imagens para crianças de tão tenra
idade, as opções disponíveis não respondem à questão.
A flutuação de um objeto depende da sua densidade e da densidade
do líquido em que é introduzido. Um objeto flutua se a sua densidade for igual
ou menor do que a do líquido em que é introduzido. Em caso contrário, afunda.
No caso em questão, as batatas flutuam na água porque a sua
densidade foi alterada quando se juntou o sal; nenhuma das respostas
disponíveis inclui esse facto. A Inês devia concluir que a flutuação da batata depende da densidade do líquido.
Opção A: do líquido usado – está errado retirar essa conclusão; a flutuação de um objeto depende da sua densidade e da densidade do líquido em que é introduzido. Cientificamente, não posso partir de pressuposto errado. Ser líquido é o meio e não a condição para.
Opção B – da massa das batatas - não posso retirar essa
conclusão porque foram usadas batatas com massas diferentes.
Opção C – do tamanho da batata - não posso retirar essa
conclusão porque foram usadas batatas com tamanhos diferentes.
Opção D – da altura do líquido – a mesma não alterou os resultados
da experiência.
Não havia, assim, nenhuma opção correta. Não podemos esquecer que esta prova se dirigia a crianças de 6/7 anos e os adultos não conseguiram detetar o erro.
Resumo: os objetos podem flutuar em líquidos ou em gases; a
sua ocorrência depende de vários fatores. No caso da flutuação em líquido,
existem várias condições para que se verifique; nenhuma delas é ser líquido.
Ser líquido é o ambiente onde ocorre e não a variável que influência a
ocorrência.
“A flutuação de um objeto depende da sua densidade e da
densidade do líquido em que é introduzido. Um objeto flutua se a sua densidade
for igual ou menor do que a do líquido em que é introduzido. Em caso contrário,
afunda."
Assim, a frase “A flutuação de uma batata num líquido contido
numa bacia depende do líquido”: está
incorreta. Ver princípio de Arquimedes.
Se um conteúdo é demasiado complexo para uma faixa etária:
não o devo lecionar, aguardo que a criança atinja essa maturidade. Não posso,
em caso algum, lecionar o errado. Uma escola leciona, por etapas, o
cientificamente correto. Líquido é o meio e não a condição para flutuar.
Ler também:
Prova de Aferição de Matemática 2º ano: uma prova de e para adultos
Sem sorrisos
Guida Brito
Água salgada continua a ser um líquido. A resposta A esta correta. Depende do líquido usado, que neste caso é água salgada.
ResponderEliminarAs batatas não flutuam em água salgada (do mar); teve que ser adicionado sal.
EliminarA flutuação em líquidos não depende do líquido. O líquido não influência a flutuação; a sua densidade: sim. A flutuação em líquidos depende da densidade do líquido e... - assim é que é correto.
EliminarGases com S
Eliminar> As batatas não flutuam em água salgada (do mar); teve que ser adicionado sal.
EliminarNinguém perguntou isso. Fez-se uma experiência e deu este resultado e o que se quer é tirar uma conclusão sobre isso. Podiam ter-lhes chamado líquido A e líquido B mas provavelmente o nível extra de abstracção só confundiria as crianças.
> O líquido não influência a flutuação; a sua densidade: sim.
Líquidos diferentes têm densidades diferentes. Está correcto que o líquido influencia, é apenas um nível diferente de aprofundamento.
Imagine que eu digo: o Sol faz mal à pele. Está errado porque não digo que é a radiação UV do tipo XPTO que causa A, B e C nas células da derme? Não. São níveis diferentes apenas.
A flutuação depende (das caracteristicas) do líquido...
ResponderEliminarNo exercício a única variável que influencia a flutuação é qual o líquido em que as batatas foram utilizadas.
Resposta A está correcta.
No entanto, não me pronuncio sobre se o exercício está correcto è adequado à idade.
O senhor disse tudo na primeira frase. "A flutuação depende (das caracteristicas) do líquido."Aqui, as características do líquido são a sua densidade.
EliminarO senhor disse tudo na primeira frase. "A flutuação depende (das caracteristicas) do líquido."Aqui, as características do líquido são a sua densidade. A resposta A está errada.
EliminarPermita-me discordar completamente. É óbvio que por todo o contexto a A é a correcta. O que se quer testar é a capacidade perante novos problemas de aplicar um raciocínio lógico e inferir da experiência uma conclusão. Se é adequado ao 2º ano, não faço ideia.
ResponderEliminarCientificamente também está correcto, o problema é dos sinónimos e da interpretação que fez. Quando se refere ao 'líquido usado' estamos a falar se usamos água, azeite, água salgada a 3% ou até ao ponto que se queira detalhar. Não estamos a referir-nos ao estado líquido (vs gasoso ou sólido).
Para se ser mais claro podia-se ter escrito que depende do tipo de líquido. Obviamente que o tipo de líquido influencia por causa da sua densidade mas uma coisa não nega a outra, são somente níveis diferentes de profundidade do mesmo conhecimento. Da mesma forma um doutorado em Física não diria apenas que depende da densidade mas explicaria toda a física quântica envolvida ou a definição de densidade.
A simplificação não está cientificamente errada.
O tipo de líquido influencia porque a sua densidade influencia, ninguém alega se a densidade deste ou daquele líquido é maior ou menor, apenas que é diferente e por isso a flutuação é diferente.
Também não é relevante se a água era muito ou pouco salgada, não era isso que estava em causa, era apenas a comparação de 2 tipos de líquidos que podiam ter sido chamadas de líquido A e líquido B mas usando exemplos concretos torna-se mais fácil de uma criança entender.
O líquido é o meio onde a experiência ocorre, a densidade do líquido é que influência a flutuação. O tipo de líquido não a influência: existem líquidos do mesmo tipo com densidades diferentes.Não foi simplificado, está errado. Leia o que a Guida escreveu: "os objetos podem flutuar em líquidos ou em gazes: a sua ocorrência depende de vários fatores. No caso da flutuação em líquido, existem várias condições para que se verifique; nenhuma delas é ser líquido. Ser líquido é o ambiente onde ocorre e não a variável que influência a ocorrência.
Eliminar“A flutuação de um objeto depende da sua densidade e da densidade do líquido em que é introduzido. Um objeto flutua se a sua densidade for igual ou menor do que a do líquido em que é introduzido. Em caso contrário, afunda."
Assim, a frase “A flutuação de uma batata num líquido contido numa bacia depende do líquido”: está incorreta. Ver princípio de Arquimedes.
Se um conteúdo é demasiado complexo para uma faixa etária: não o devo lecionar, aguardo que a criança atinja essa maturidade. Não posso, em caso algum, lecionar o errado. Uma escola leciona, por etapas, o cientificamente correto. Líquido é o meio e não a condição para flutuar." Aqui a condição para flutuar é a densidade do líquido.
Discordo completamente. Está a cometer o mesmo erro de apenas ler líquido como o 'estado líquido'.
EliminarA flutuação de uma batata num líquido contido numa bacia depende do líquido. Isto é cientificamente correcto.
Se formos a mais detalhe, a flutuação depende do líquido porque líquidos diferentes têm densidades diferentes.
Creio que o problema é mesmo de interpretação do 'português' da pergunta. Quando se diz depende do 'líquido', não se está a referir ao estado líquido mas sim a líquido como o 'tipo de líquido'. Líquido aqui refere-se a ser água ou azeite ou outro qualquer.
É um bocado difícil de explicar... Vamos substituir por uma palavra semelhante a ver se consigo explicar-me melhor, um exemplo de ter a batata em água ou vinho:
- A flutuação de uma batata num líquido contido numa bacia depende da bebida usada.
Em que 'bebida' significa aqui ser água ou vinho. Dá para entender se for assim? E sim, cientificamente depende da bebida usada porque elas vão ter densidades diferentes, é apenas um nível de detalhe diferente.
A Guida tem razão. A escola deve transmitir conhecimentos correctos. Os adultos não se entendem e esperam que uma criança de 7 anos saiba responder a um exercício errado.
ResponderEliminarAlguém que explique a diferença entre influência e influencia já agora. A matemática é útil mas sem o português não se devia ir a lado nenhum.
ResponderEliminarTem razão, MArlindone. A palavra, no meu texto, foi usada incorretamente. Acontece que o corretor de texto alterou o que escrevi, como estava sem óculos não vi. Só detetei o erro depois de publicado. E, depois de publicado já não consigo corrigir. Obrigada.
EliminarSe os adultos não se entendem imaginem uma criança de 7 anos.... que coisa absurda!
ResponderEliminarSinceramente, acho que se está a complicar demasiado. Então mas a água salgada (com sal, a água do mar, é a água do mar) e o azeite não são líquidos? Então mas as batatas não flutuam quando colocadas num deles? Então mas vai-se estar a ensinar às crianças a densidade aos 6/7 anos? As crianças sabem que há objectos que flutuam e outros que não, observam isso no banho? Nesta idade, basta saberem que o meio influencia a flutuabilidade dos objectos. Mais tarde saberão porquê.
ResponderEliminarPedro, o que se faz aos programas? É difícil não se ensina ou ensina-se errado? Quem elaborou a pergunta é um especialista, não pode induzir a criança em erro.Brincamos ao faz de conta?
ResponderEliminarPedro, na vida real as batatas são mergulhadas em água salgada e não flutuam.
ResponderEliminarComo docente do 3 ciclo e "mobilizado para a vigilância desta PA" fiquei surpreendido com esta questão, quem estudou FQ mais baralhado fica ... mas alguém a criou, alguém a releu e alguém a certificou. Eu fico à espera de alguém do ME que esclareça este imbróglio ( ... onde estive os colegas estavam a dizer que ninguém acertou este problema).
ResponderEliminar> onde estive os colegas estavam a dizer que ninguém acertou este problema
Eliminare ninguém acertou porque os alunos do 2º ano sabem o que é a densidade e procuraram essa resposta?!?
a pergunta acredito que seja difícil mas é correcta. O objectivo é meritório até: ver o resultado de uma experiência e ter um raciocínio lógico perante um problema novo.
A 2a, 3a e 4a hipótese não podem ser a resposta correta. Por isso só pode ser a 1a hipótese.
ResponderEliminarExatamente por usar batatas com massas e tamanhos diferentes e numa caso todas flutuarem e noutro nenhuma flutuar é que leva à conclusão que a massa ou o tamanho das batatas não são a razão da da flutuação ou não das batatas.
O mesmo para a altura do líquido: se não alterou os resultados, ou seja se com o mesmo líquido elas flutuaram, independentemente da altura do líquido, então a altura do líquido não é a razão para a flutuação das batatas.
Sobra 1a hipótese. Com líquidos diferentes a flutuação é diferente. O erro está sim no facto de ser água, e as batatas não flutuarem na água. ...... a não ser que fosse água salgada. Se calhar era.
Não faço a menor ideia se a questão é adequada ou não para o 2°ano. Mas como estudante a finalizar o secundário permita-me responder que a questão não está errada. No contexto do problema o que fez variar a flutuação das batatas foi sim o líquido utilizado (se escrevessem densidade iam reclamar por ser uma palavra difícil) assim foi adequado a crianças. Não é suposto elas saberem já (a menos que mostrem interesse) a mecânica de fluidos. Por favor entendam que a questão está bem adaptada ao problema. E em nenhum momento diz que para as batatas terem flutuado o meio tem que ser líquido. Fala sempre no contexto.
ResponderEliminarVivemos uma época de proteger demasiadamente as crianças e de não as expor à sensação de falhar. O que é essencial para uma vida adulta resiliente.
"Não ponhas isso porque é muito difícil" se só expomos ao que é fácil e não mostramos que é normal falhar ou não conseguir, vocês só estão a contribuir para uma sociedade mentalmente fragilizada. Coisa que já está a ser visível. Se há muita coisa que pode ser mudada e adaptada no ensino? Certamente, mas peço então que ao invés de reclamar da prova apresente um modelo alternativo de acordo com a sua experiência no ensino.
E era.... está lá ... água salgada.
ResponderEliminarPenso que objectivo desta pergunta, tendo em conta que se destina a alunos do 2º ano, será aferir se os alunos conseguem identificar que conclusão relativamente à "flutuação" se retira com base nas diferenças observadas entre as quatro experiências. E a conclusão correcta é a conclusão "A".
ResponderEliminarO objectivo não seria certamente aferir se percebem alguma coisa de física, se sabem a densidade da água ou do azeite ou se sabem enunciar o príncipio de arquimedes corretamente (assuntos que de resto não vêm referidos no enunciado).
O que a "Inês" fez poderia até não ser uma experiência de física, desde que fosse possível ao aluno indentificar essa conclusão com base num conjunto simples de informações.
Dito isto, e para os mais crescidos que pretendem discutir o príncípio de Arquimedes (que a meu ver é pouco relevante para o tema), deixo em baixo o link para o site da Infopedia - Diccionários da Porto Editora onde é explicado e enunciado de forma simples esse mesmo príncípio, e onde podem constatar que a flutuação não depende diretamente da densidade do corpo ou do fluído, mas sim do equilíbrio de forças entre o peso do corpo mergulhado e a impulsão (ou seja do peso do fluído deslocado pelo corpo, esse sim dependente da densidade do fluido).
https://www.infopedia.pt/$lei-de-arquimedes
Se é para discutir, que se discuta de forma informada!