quinta-feira, 4 de julho de 2019

Cinha Jardim e as estirpes sociais: respostas do Alentejo




Gostaria de me dirigir à Cinha mas não sei se a minha ESTIRPE SOCIAL o permite. Veio de Cascais para uma festinha -  à beirinha do local de onde saem as gotinhas (coisa pouca) que regam a boa economia portuguesa -,  referiu, alegadamente, que o Alentejo está na moda devido ao aparecimento de  várias pessoas de outra estirpe social que têm promovido a beleza que no fundo já aqui existia.

 Estou um bocadinho confusa e gostava de lhe perguntar o que faço com os meus caracóis: já têm estirpe com a sua visita ao Alentejo ou necessitam que alguém,  como a Cinha, os promova e os “pentei”? Lá no fundo, sempre os senti belos mas gostaria de os certificar. Fiquei um pouco triste com outra dúvida que me assolou. Conto-lhe tudo. Cinha, sou professora, sento-me ao lado dos com estirpe e sem estirpe e, lá na escolhinha, os piolhos não escolhem estirpes: é cabeça, invadem o lugar. Ainda tenho por aqui um restinho. A minha dúvida reside no seguinte: se me certificar e promover os caracóis, os piolhos também serão de Cascais?  Lá no fundo, são belos; são animais e já estão habituados à mudança de estirpe: muito quitoso e ficam resistentes e mutantes. Se me permite, penso mesmo que seriam os melhores interpretes para a acompanhar: estão tão habituados ao vai com todas e a todas as classes sociais.
Guida Brito



Cinha Jardim gosta do Alentejo e das suas belezas naturais. Para Cinha, o Alentejo seria até mais belo se...não fossem os alentejanos. Essa estirpe de gente sem glamour, gente demasiado simples, por vezes mal vestida e que se trata por comadres e compadres. O que vale ao Alentejo são os não alentejanos. É a gente de outra estirpe que dá beleza à região. Por isso mesmo, o Alentejo está na moda. 

Quer dizer, os de outra estirpe gostam de passar férias nos resorts alentejanos e assim propagar o glamour por essas planícies fora. Que bom! Os alentejanos estão felizes por poder oferecer tão belo ambiente aos de outra estirpe. São pessoas generosas  que dividem vinhos, queijos , pão e sol alentejano. Também é muito bom sinal a rádio de Vila Viçosa entrevistar a socialité e publicar tão bela entrevista. Tudo está bem quando acaba bem:  o bom final seria um pedido de desculpas da futura persona non grata, aos alentejanos.



29 comentários:

  1. A Cinha Jardim tem que pedir desculpas, gente com estirpe é gente que sabe ser.

    ResponderEliminar
  2. Então tu queres exportar piolhos para Cascais? Olha que dá direito a embargo comercial! 😂😂😂

    ResponderEliminar
  3. O Alentejo precisa de gente de trabalho e esta personagem o que sabe fazer?Comer e mandar umas larachas na maioria das vezes a roçar a tontearia por isso deixa lá ficar lá por Cascais que é o lugar dela

    ResponderEliminar
  4. Nos os alentejanos trabalhamos para comer mas a outra estripe anda a comer a conta por conta dos outros

    ResponderEliminar
  5. Muito bom! Obrigada às duas. Dois excelentes textos!! Adorei ♥️e ❤️

    ResponderEliminar
  6. Mas o que é isso estirpe ?🤔
    O nosso dicionário não usa isso

    ResponderEliminar
  7. estirpe... uma epidemia de tias de Cascais.. que vivem a maioria de expediente, e quiça usam o Alentejo terra de gente pura, trabalhadora de bom acolhimento e belas paisagens para venderem o seu produto, já que,
    por si só.. é produto fora da validade e pouco atractivo.

    ResponderEliminar
  8. A Cinha veio ao Alentejo
    Fazer uma inauguração
    Não teve tento na língua
    Nem um pingo de noção!

    Falou duma “estirpe” diferente
    Nem sei ao que se referia
    Talvez á “estirpe chupa pilas”
    Para fazerem vida de “tia”.

    É que a “estirpe” do Alentejo
    É feita de gente de trabalho
    Não é como certa “estirpe”
    Que não valem um “car*lho”

    “Estirpe” essa que no fundo
    “Dá o cu e 3 tostões”
    Para correr o mundo
    E aparecer em televisões!

    E por ultimo fica o aviso
    A esta “estirpe do lodo”
    Vale mais um alentejano num dedo
    Que vocês no corpo todo!

    ResponderEliminar
  9. Amava ver a Cinha de botas pelo tornozelo com o meia até ao joelho saia de fazenda camisol de lã lenço na cabeça e chapéu.. a levantar sse as 5 da manha para ir prás lides do campo com enchada . Foice o motor para tirar agua do poço mas antes disso dar dd comer aos animais k tem porcos, galinhas;borregos,não pode eskeçer do farnel..Queijinho, Pão, Toucinho?(light" sem gordura")e claro o seu vinho 5 🌟..lol... senhora (cinha)seja mais humilde e de valor essa terra humilde e sem preconceito k é o lindo Alentejo..

    ResponderEliminar
  10. Muito bem respondido, bem hajam os alentejanos, gente trabalhadora e gente séria. Cinha, tenha cuidado quando falar doutra estirpe! (Joana)

    ResponderEliminar
  11. Esta so come, quando é a borla...jet 7,5 🤣🤣🤣

    ResponderEliminar
  12. Querida Cinha, (sim, porque é deste modo que as pessoas da sua “estirpe” se tratam, correto?) realmente não posso concordar mais consigo, quando diz que o Alentejo é lindíssimo, e também concordo consigo quando refere, e muito bem, que o Alentejo já era lindíssimo antes dos “conhecimentos sociais de televisão”.
    Na realidade, os locais são feitos pelas “estirpes” que nele habitam, logo a “estirpe” Alentejana só pode ser de uma categoria fora de série!
    Ora vejamos: o Alqueva em que agora a querida passeia num barco, com um copo na não, uma túnica supé chic e uns óculos de sol daquelas marcas caras, é o Alqueva que outrora alimentou as populações à sua volta sabia? Na realidade, o meu pai foi uma das pessoas que comeu peixinho do Guadiana, e que por ser de uma estirpe bastante pobre, apenas vivia do que o rio lhe oferecia...
    O solo Alentejano também é uma categoria, e continua nos dias de hoje, em pleno século XXI a alimentar não só a estirpe alentejana, como muitas outras estirpes, incluindo a de Cascais, não é um máximo?
    E o sol? Tx.. o sol é maravilhoso, uma verdadeira brasa…uma pessoa anda rosadinha o ano inteiro (porque dizer estorricada não parece bem), sem ter de se meter dentro de um solário…
    E no meio disto tudo ainda não lhe falei do melhor: a estirpe Alentejana!! Pessoas portadoras de uma simplicidade gigante, com um coração também ele gigante! Pessoas verdadeiramente bonitas... pessoas que deixam sempre as portas das suas casas abertas para todos os que vierem por bem – na realidade, na casa pobre da minha rica avó alentejana, até existia à entrada uma frase que dizia o seguinte “Se vens por bem, podes entrar”. E é assim mesmo a essência do povo alentejano... Somos pessoas simples, pessoas de bem, e pessoas que vemos o bem em todos os que nos respeitarem, em todos os que tratarem bem o nosso berço, os nossos costumes..
    Sabe, ao contrário do que se ouve nas piadas Alentejanas (com que eu própria, sendo alentejana, me riu) nós Alentejanos, somos também pessoas de muito trabalho… nós, os nossos pais, avós e por aí adiante, temos uma cultura de trabalho rijo.. levantar com o nascer do sol e ir para a terra; parar nas horas de grande calor, mas depois voltar ao trabalho da terra, e tantas vezes só largar a enxada quando cai a noite…e sabe o que é maravilhoso? É que somos uma estirpe realmente feliz, e apesar do aumento do turismo, que agradecemos porque continua a empregar muitas pessoas, nós já eramos pessoas lindas, com paisagens lindas, com um amor inesgotável pela natureza, e por tudo o que nos rodeia!
    Mas isto sou eu a dizer, que sou apenas uma jovem de estirpe alentejana… e acredite, esse é dos maiores orgulhos da minha vida!
    “Se vens por bem, podes entrar”!

    ResponderEliminar
  13. Marrã dum real cabrão,... presumo que é essa a estirpe a que pertence. (?!?)

    ResponderEliminar
  14. Texto brilhante. Parabéns! Não sabem nem o orgulho nem de estirpes os Alentejanos são feitos. 👏👏👏

    ResponderEliminar
  15. Adorei este texto. Assim mesmo é que é. Também sou Alentejana e muito me orgulho de o ser. Não costumo classificar as pessoas. Uma boa estirpe me saiu ela....!! Vou partilhar. Há agora deixo um aviso à pessoa em questão "Cinha". Cuidado com os piolhos que no Alentejo são epidemia ou será que são estirpe.Bom agora fiquei confusa.... Sou Alentejana 😂😂 (Custódia)

    ResponderEliminar
  16. Queixa por xenofobia dessa fulana, já!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E era muito bem merecida!!! Anda um antropologo por aì a dizer que fez um estudo e chegou à conclusão que portugal deve desculpas à etnia cigana...etnia essa que só tem direitos, os deveres estão ao encargo dos outros: dos contribuintes...
      No minimo esta estirpe de senhora deveria pedir desculpa aos alentejanos e nunca mais lá botar os cotos!!!

      Eliminar
  17. Poderia ser cómica, assertiva, blá, blá, blá, mas seria perder aquele tempo precioso característico de vida de um alentejano. Assim, pragmaticamente,a loira de Cascais nem raça tem...é rafeira!E claro, sem querer ofender os rafeiros alentejanos! E de condição social apenas lhe assiste uma condição sem categoria! Carla Pereira, filha, neta,bisneta...do ALENTEJO

    ResponderEliminar
  18. Tia Cinha
    Do alto da sua imensa futilidade, Cinha Jardim, a aristocrata falida que não tem onde cair morta, descobriu agora porque está o Alentejo na moda. Que estavam na moda os alentejanos entre as tias de Cascais, já eu sabia.
    As tias adoram os alentejanos porque qualquer rapidinha com eles, são pelo menos duas horas de prazer.
    Agora é o Alentejo propriamente dito. E está na moda “porque apareceram várias pessoas de outra estirpe social, televisões e revistas…” diz a Tia Cinha.
    Traduzido por miúdos. Nós, os alentejanos somos todos uma data de miseráveis tesos e foi preciso que alguns ricalhaços de Lisboa e arredores nos tivessem visitado para que o Alentejo saísse do anonimato.
    Oh Dona Cinha, se todos os visitantes do Alentejo fossem da sua “estirpe” estaríamos nós bem lixados (com um f bem grande).
    Vá lá ter com a sua amiga Lili e talvez consigam arranjar mais um programazito na SIC ou na TVI e possam ganhar algumas coroas para levarem para o Algarve…!
    HP 04.07.2019

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou Lisboeta com orgulho da minha cidade Lisboa ,vivo já á anos no Alentejo agora essa coisa que nem em Portugal nasceu e que veio como refugiada após o 25 de abril e pensa que é rainha só se for da sucata mas nem sucata tem vive a custa de quem a sustente não meta os Lisboetas ao barulho que essa coisa coisa é moçambicana nascida na cidade da beira

      Eliminar
  19. Cinha? Quem é esse cromo?

    ResponderEliminar