terça-feira, 2 de julho de 2019

Professores. Os colegas…

Caderno de duas linhas - Helena Canaria; Navegantes de Ideias

Entre nós tratamo-nos pelo nome  e não raras vezes sai o “ó colega”.
Colega,  na Infopédia, quer dizer pessoa que exerce a mesma profissão; o antónimo será adversário, rival, opositor.




Ao ler muitos dos comentários que nós professores  vamos fazendo nos blogues ligados ao ensino, aparecem com demasiada frequência palavras que são normalmente endereçadas a adversários. Deparamo-nos com várias opiniões divergentes, o que é normal, mas que  divergem com alguma conflitualidade o que se me afigura inútil e contraproducente. Vemos insultos, ironias, atestados de burrice entre colegas.

Sim, é um grupo profissional heterogéneo no que diz respeito aos seus destinatários. Vai do pré- escolar ao superior, mas a função é idêntica, igualmente importante embora com as suas especificidades.
Sejamos então bons colegas! Podemos conviver em sã camaradagem.
E já agora: não nos deixemos dividir pelas circunstâncias da avaliação de desempenho. Os muito bons e os excelentes são avaliações e não mais que isso. Terão influência na duração da carreira? Provavelmente! Mas, neste momento, o mais importante é defender a carreira e para isso temos que estar unidos. Continuemos a lutar colegas!
Helena Canaria


4 comentários:

  1. Mas, neste momento, o mais importante é defender a carreira e para isso temos que estar unidos. Continuemos a lutar colegas!Obrigada, Helena.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão, colega. Isso precisava ser dito.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo. Já tenho lido "discussões" entre colegas que nos devem envergonhar a todos. E enquanto assim for, dificilmente se alcançará a força de que é feita a união

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida. Independentemente de avaliação, avaliados, avaliadores, menções e uma panóplia de circunstâncias criadas com esse mesmo intuito, dividir para reinar, mostremos do que somos feitos pois temos nas mãos a grande missão de fazer do futuro um lugar melhor.

    ResponderEliminar