quinta-feira, 4 de julho de 2019

O pinto do Padre Gervásio Pôncio Sarilho



AS aventuras dos Pôncio Sarilho - Paulo Brites - Navegantes de Ideias


O Padre Gervásio Pôncio Sarilho tinha um pinto (um pintaínho...!!!) como mascote! Era o Valente Pôncio Sarilho!

Certo dia, o pinto Valente Pôncio Sarilho desapareceu. O Padre Gervásio Pôncio Sarilho achou que alguém o tinha roubado.

No dia seguinte, na missa, o Padre perguntou à congregação:
- Algum de vocês tem um pinto?




Todos os homens se levantaram.
- Não, não, disse o Padre Gervásio Pôncio Sarilho! Não foi isso que eu quis dizer. O que eu quero saber é se algum de vocês viu um pinto?

Todas as mulheres se levantaram…
- Não, não, repetiu o Padre... o que eu quero dizer é se algum de vocês viu um pinto que não lhes pertence.
Metade das mulheres levantou-se.
- Não, não, disse o vigário, novamente, muito atrapalhado. Talvez eu possa formular melhor a pergunta: O que eu quero saber é se algum de vocês viu o meu pinto?
Todas as freiras se levantaram.
- Esqueçam, esqueçam... Vamos começar a missa!

in As aventuras dos Pôncio Sarilho
Paulo Brites




2 comentários:

  1. O senhor que se segue: Paulo Brites. Uma família alentejana: os Pôncio Sarilho.

    ResponderEliminar
  2. Até me cuspi todo de tanto rir! 🤣 (Carlos)
    1

    ResponderEliminar