quinta-feira, 25 de julho de 2019

Uma ida para o Alentejo - estórias que marcam (parte II)


Recuperemos a nossa terra! - José Jorge Cameira - Navegantes de Ideias

Beja, 1972
Decorria a Guerra no Ultramar e um dia pranta-se no RI3 em Beja (nesse ano eu já era Alferes Miliciano) um Capitão de Infantaria do Quadro, iniciais do nome ES. Tinha vindo da Guerra na Guiné onde viu e terá provocado horrores. Estava descompensado. Nervoso, alterado, metia medo.




Reuniu os Oficiais Milicianos mais antigos para uma palestra sobre a guerra em África.
Disse isto mais ou menos:
-- Sei que neste quartel os Senhores Oficiais refilam muito, são muito exigentes, até falam contra o governo, a indisciplina é geral, sei que houve uma revolta contra o nosso Comandante Coronel Camilo Delgado.




-- Se sabem que não vão ser mobilizados, se são patriotas, porque não se oferecem para serem mobilizados para a guerra?
-- Alguém se oferece, ou alguém já se ofereceu?
Ora eu que estava condenado a ser rechamado para a tropa dali a 2 anos, graduado em capitão e ir para a guerra, tinha-me oferecido com mais dois Oficiais para reentrar na vida militar mas com um estratagema de evitar ir para um dos 3 conflitos no Ultramar. Ganhava mais uns bons trocos e um valente passeio de borla e bem acomodado.



Então respondi ao Capitão ES:
-- Eu ofereci-me, meu Capitão!
-- Muito bem...ora aqui temos um camarada com amor à Pátria, um verdadeiro  patriota, um exemplo para todos!

-- Então diga-nos para que províncias das nossas em África se ofereceu?
-- Meu capitão, em primeiro lugar ofereci-me para Macau, a seguir Timor, depois S. Tomé e Príncipe e por fim Cabo Verde.

O Capitão começou a espumar e gritou-me:
-- Seu cobarde, traidor, ponha-se daqui para fora da sala...acabou a reunião, senhores!
O mês para ser mobilizado seria em Outubro de 1974. Não aconteceu, sabe-se porque.

José Jorge Cameira.
Clique para ler os outros episódios:

Outros artigos do autor:
27 Junho 2019

A minha Escola Primária (1955/1958)


As filosofias Nazis e outras de Extrema Direita avançam por toda a Europa


Concelhos de leitura:




Sem comentários:

Enviar um comentário