segunda-feira, 5 de junho de 2017

1º dia-Nós 2/ 3€ dia/ 30 dias


    Hoje, foi bastante fácil. De manhã não podia ir às compras e os pequenos restos que há em casa podem e devem ser usados: não ao desperdício.
Pequeno almoço

Ontem ainda havia 2 tomates na fruteira, fiz um doce (quatro colheres de açúcar, um pouco de água e um tomate). O Rui fez uma torrada e comemos iogurte natural (restaram quatro no pequeno frigorífico emprestado) com doce. Também ainda temos café- néctar sem o qual não há Guida sorridente. Felizes e contentes, caminhámos para o dia ainda com os três euros a tintilar no bolso Yiupiiiii

Almoço
    Fácil, muito fácil. Se o rapaz já comprou a senha da cantina resto eu. Antes de sair de casa, joguei a mão ao fundo do armário e encontrei uma lata de sardinha e outra de milho. Pulei de satisfação: tenho 3 euros para a noite e para o almoço de amanhã. Dirigi.me ao Parque Central para o tão afamado piquenique. Meio envergonhada  ao ver os transeuntes fiquei na dúvida quanto ao repasto. Respirei fundo, engoli em seco e pensei: nada de desistências. Escolhi um banco viradinho para o lago e abanquei.


    Mal inicio o meu delicioso manjar, começam a chegar os curiosos e os pedintes que por ali vagueiam. 

    Eram às dezenas, provavelmente pensaram que chegava para todos. Como se não bastasse aparece este pequeno atrevido.


        Após inspecionarem o meu manjar, facilitaram-me a vida: muito expressivos retornaram aos seus afazeres. Ora espreitem.




    Curiosa, depressa descobri o porquê de tamanha desilusão. Do seu almoço constavam: ervilhas, pepinos e a mais variada fruta. Quase roubei os pobres patos. Um almoço melhor que o meu e a preços de saldo.


     Não fiquei muito satisfeita com o almoço e cheguei à conclusão que não podia comer assim. O meu almoço era pouco saudável e demasiado caro; fiz as contas: aquela pequena insatisfação custaria 1.20 € se a repetisse. Impensável para quem apenas pode gastar 3 euros para duas pessoas. Há que repensar as estratégias.
      No final do dia, lá fui gastar o dinheirito. Estava ansiosa que o momento chegasse - confesso. Primeiro comprei cenouras (muito baratas); seguiu-se a  massa (acessível); finalmente, 340g de carne. Restava pouco e visitei os vegetais. Credo! Que horror! Sabiam que a salsa é mais cara que bom marisco? E que qualquer vegetal se compra a preço do ouro? Coentros a quase 20€ o kg? Onde é que eu andei este tempo todo? Nunca reparei que trabalhava várias horas, por mês, para adquirir estes pequenos condimentos.  Tentei ignorar o que era tão evidente (alguém me engana quando vou às compras e retira, sem autorização, o produto do suor do meu trabalho) e fiquei indecisa entre dois pêssegos e um pepino: optei por dois cogumelos para a massa. Fiquei arrependida por ter comprado tanta carne: se tivesse adquirido metade podia ter comprado mozarella fresco e enriquecia a massa. Compras feitas: sobraram 0.20 €. Fui a outro supermercado e comprei pão. Sobraram 0.02 cêntimos que não poderei gastar amanhã: mealheiro.



     Fiz doce com três cenouras, vai enriquecer o pequeno almoço durante 3 dias. Fiz o jantar e o almoço para amanhã.
Receita
Metade do pacote massa cozida
Pique a carne e tempere com: um alho, caril, sal, pimentão,  louro, picante(usei muito pouco de cada, os restos que existem em casa têm que durar para um mês).
Pincele um pouco de azeite num tacho; refogue a carne e acrescente os cogumelos . Quando a carne estiver cozida acrescente um copo de água com vinagre (não havia vinho branco e lembrei-me deste truque da minha avó), 
Junte à massa. Acrescente cebolinho e um pé de salsa bem picado (recorri à minha pobre horta).


    Fiz um sumo: uma cenoura, água, meio tomate e cinco folhas de hortelã (utilizei o liquidificador).
     Manjar dos deuses.


      Enquanto houver restos cá em casa não é tão complicado. espero que quando esgotarem já tenha adquirido experiência. Hoje, aprendi: menos quantidade mais variedade; gasta-se até ao último centavo: não comemos o pão, dá jeito amanhã. Pergunto: alguém sabe onde encontrar salsa selvagem? Alguém me vende salsa ou coentros por 0.01 €?
Até amanhã
Sorrisos
Guida Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário