sexta-feira, 9 de junho de 2017

4º dia-Nós 2/ 3€ dia/ 30 dias

         

    O almocito já vos contei: o resto da massinha de peixe. Os lanches do Rui: pão com manteiga. Eu comi amoras: há uma amoreira na minha escola.
     Hora das compras: momento feliz- mas isso vocês já sabem. Passei na lojinha onde posso encontrar as verduras e as frutas mais baratas. Primeiro decidi-me por quatro nectarinas; escolhi um tomate e mais meia dúzia de grãos- quero fazer cozido de acelgas selvagens; vou comprando um pouquito todos dias até ter a quantidade que preciso(uso os cêntimos que pelas minhas contas vão sobrar do que pretendo comprar). Paguei, super sorridente, os 0.84 € pedidos. Troquei de lojita e fui à carne. Encontrei uma amiga que me disse estar ali por acaso (hummmm... acho que queria ver com os olhitos se era mesmo verdade-looll). Direitinha ao talho:
    - Por favor, 500g certinhas de febras.
    - Não vai ser fácil- respondeu-me, sorridente.
    - Colocou 552g.
    - Cinquenta e duas gramas não é um erro- retorquiu, incrédulo.
    Aceitei: o senhor não imaginava o que 52 g pode provocar no meu orçamento. E muito menos imagina o que provoca no orçamento dele: provavelmente é uma parte do que vai para o lixo e pela qual trabalhámos horas muito duras. Ninguém quer trabalhar para pôr o dinheiro no lixo e é o que acabamos por fazer. Espero que não me custe o pão do dia. A tarefa mais difícil foi encontrar farinha a preços que se ajustem à minha bolsa. Encontrei uma a 0.40€: posso fazer pão e bolachas para os lanches. E mudei de local de compras para escolher pão que eu possa pagar: o que vou fazer vai demorar. Paguei os 0.18 € do costume. Sobraram 0.04 €: mealheiro. Vão poder constatar que estas sobras farão a diferença quando for de férias.
    Pensamento do dia: começo a ser observada em sinal de reconhecimento; tenho que me preparar para alterar a minha forma de estar, adoro passar despercebida.
     Vamos lá ao jantarinho.

      Sumo
      Água, uma cenoura e uma nectarina.

      Pão


      Mais ou menos 300g de farinha com fermento, um colher de café de sal e um copo de água quente. Amassa-se em dois minutos. Fica a levedar, em sítio quente, durante duas horas. Leve ao forno- ainda não sei durante quanto tempo; amanhã conto.


     Bolachinhas


      Receita para 31 (maravilha- tantas)- retirei metade da massa que fiz para o pão e acrescentei: um pouco de manteiga, um ovo e uma colher de açúcar. Amassei, moldei  e levei ao forno, bem quente, por 5 minutos.
São deliciosas.

     Jantar

     Salada russa. seis batatas cozidas, uma lata de milho, um pouco de agrião, um pouco de pepino e metade de um tomate.
     Febras "fritassadas".
     Na imagem está apenas uma dose- Fiz o suficiente para  quatro refeições: o almoço está garantido.

     Sobremesa
     Uma nectarina.

    O Rui decidiu ajudar na cozinha e fez um aperitivo: um pouco de pão com especiarias, oregãos, carne e tomate.
      

          Amanhã há mais 3 euros para gastar.  Não é tão difícil assim: é necessária alguma disciplina e muito querer.
                                        Sorrisos
                                     Guida Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário