quinta-feira, 18 de julho de 2019

Idade da reforma de professores



Caderno de duas linhas - Helena Canaria - Navegantes de Ideias


Sondagem a decorrer no CM on line: 11h , 18 de julho
(ainda a decorrer)


Educação: Idade da reforma dos professores deve baixar?
SIM                          NÃO
71,3%                      28,7%





Claro que a grande maioria dos votantes não são professores. Os professores com 60 ou mais anos estão exaustos. Necessitam urgentemente de sair da escola. As medidas paliativas, tipo apoio e projetos, já não são suficientes. As pessoas precisam de se desvincular do local de trabalho para viverem com alguma qualidade a sua velhice.

No caso dos professores do 1° ciclo o aumento da idade da reforma foi de 11 anos. O seu contrato com o ME da educação não foi cumprido, as suas expectativas foram goradas  de forma ultrajante.

Não queríamos acreditar que fosse possível tal injustiça. Falámos mil vezes que os sindicatos iriam encetar lutas contra esta medida do governo PS.

Outros governos vieram e ignoraram as pretensões destes professores nas sucessivas petições que foram apresentadas na Assembleia da República.
Os partidos de esquerda esgueiraram-se , não responderam diretamente mas foram adiantando que a haver alguma antecipação da idade da reforma teria que ser para todos. Os nossos sindicatos seguiram a mesma perspetiva. Ignoraram, todos, a especificidade da monodocência embora a conheçam muito bem.



Os partidos não quiseram arriscar uma perda de votos por parte de outros funcionários públicos e os sindicatos não arriscaram a perda de sócios de professores de outros setores de ensino.

Posto isto, tudo continua igual. Os anos vão passando e os 55 já lá vão, os 60 já lá vão também e não se perspetiva , vindo deste governo nem do próximo, nada de novo.
Perde a escola, perdem os alunos, perdem os pais que muitas vezes levantam as suas vozes contra as reivindicações dos professores dos seus próprios filhos.

Quem trabalha não se une, os professores não são unidos e o poder serve- se deste brinde com oportunismo.
Nesta situação ninguém esteve bem. Os professores não lutam o suficiente, os sindicatos não apoiam como seria desejável, o governo ignora e desrespeita os professores, a população não apoia as lutas dos outros...

Quem tem agora 60 anos, vai certamente , injustamente , aposentar- se aos 65 ou 66 anos. Os nossos colegas ,mais velhos 4 ou 5 anos ,conseguiram sair com tempo para gozar o tempo. Os próximos colegas irão certamente usufruir de uma lei que os beneficiará mais , pois é impossível e contraproducente continuarmos a trabalhar com crianças e jovens em  idade de avós.

É por isso que lamento tanto a situação dos professores sexagenários! Servimos de exemplo em tempos de crises, troikas e afins para justificar a baixa de défice e promoções de centenos.

Helena Canaria
Consultar todos os escritos da autora: 



5 comentários:

  1. Os partidos de esquerda esgueiraram-se, não responderam diretamente mas foram adiantando que a haver alguma antecipação da idade da reforma teria que ser para todos. Os nossos sindicatos seguiram a mesma perspetiva. Ignoraram, todos, a especificidade da monodocência embora a conheçam muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um retrato real do que aconteceu aos professores monodocentes. Sou das monodocentes sexagenárias, formados e a trabalhar há mais de 4 décadas. A nossa baixa resistência física, psicológica e emocional já não nos permite ser bons professores como as crianças de tenra idade e cheias de energia precisam. Colegas sexagenárias vamos à luta.

    ResponderEliminar
  3. Os professores do ensino básico não devem ter menos de 25 anos nem mais de 60 anos! (devem ter um estágio acompanhados de um profissional, durante 5 anos, antes de darem aulas sozinhos) Se estou a falar nisto é porque sei... (faz muito jeito a uma professora, ter uma auxiliar, dos 55 aos 60 anos, e assim sendo as estagiárias vão bem preparadas para ensinar como deve de ser)! Só assim se acaba com a ignorância na aprendizagem!

    ResponderEliminar
  4. E não podemos esquecer também o facto da maioria dos professores serem do sexo feminino! Não podemos ignorar o peso acrescido das tarefas domésticas e responsabilidades no que diz respeito aos filhos… Sim, porque quer queiramos, quer não, são ainda as mulheres que mais se ocupam destes trabalhos… pelo menos nesta geração! Aos 60 anos, já é o limite para esta profissão! Já se imaginaram a cuidar de 26 netos ao mesmo tempo, todos os dias? E a gerir toda uma excessiva burocracia, plataformas e reformas educativas constantes?! A classe docente está envelhecida e sem forças… Haja mais compreensão, menos inveja, mais bom senso e compaixão!

    ResponderEliminar
  5. Eu sou sexagenária, avó e ainda estou a trabalhar...não se admite!!!

    ResponderEliminar